Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA divulga primeira lista de repescagem do SiSU

UFPA divulga primeira lista de repescagem do SiSU

• Publicado: Quarta, 07 de Março de 2018, 21h52

sisu 2018

O Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos da Universidade Federal do Pará (CIAC/UFPA) disponibilizou, nesta quarta-feira, dia 7 de março, a primeira lista de repescagem de candidatos pelo Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (Sisu/MEC). Foram disponibilizadas 630 vagas por motivo de indeferimento na documentação ou do não comparecimento do canditato para a habilitação. A lista de alunos classificados no SiSU está disponível na página eletrônica do CIAC.

Para as vagas do Processo Seletivo 2018, a lista de repescagem será publicada na próxima sexta-feira, dia 9 de março, com a convocação de 1.337 candidados.

O total de vagas disponiblizadas para a repescagem do SiSU e do PS é de 2.407, sendo que, nesta primeira convocação, serão chamados apenas os candidatos dos cursos que iniciam suas atividades no dia 19 de março. Os demais candidatos do PS-2018 serão convocados nos próximos editais de chamada, que se referem aos cursos que se iniciam somente no segundo semestre.

No PS-2018, os cursos com o maior número de vagas disponibilizadas para a repescagem na capital foram: Medicina, Tecnologia em Produção Multimídia, Terapia Ocupacional, Engenharia Sanitária e Ambiental e Educação Física. No SiSU, foram os cursos de Ciências Biológicas, Engenharia de Telecomunicações, Ciências Econômicas, História e Matemática.

Habilitação – Os candidatos convocados deverão acessar o Sistema de Cadastro de Calouros, no Portal da UFPA, preencher e imprimir o formulário para ser entregue com a documentação solicitada. Os alunos classificados para as vagas do SiSU devem comparecer na próxima segunda-feira, dia 12 de março, em local e horário indicados no Edital de Chamada (retificação), publicado no site do CIAC, para a entrega de documentos necessários à habilitação ao vínculo institucional. A convocação para os candidatos do PS será divulgada em edital até o final da semana.

Atenção aos documentos - Os candidatos convocados na primeira lista de repescagem devem apresentar as cópias e os originais dos seguintes documentos: CPF; Cédula de Identidade (RG); Título de Eleitor, para maiores de 18 anos; comprovação de que está em dia com as obrigações militares (para homens maiores de 18 anos); Histórico Escolar do Ensino Médio; Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Diploma de Conclusão do Ensino Técnico integrado ao Médio; comprovante de residência; uma foto 3 x 4 recente e cadastro acadêmico on-line, que vai estar disponível no endereço eletrônico do CIAC.

Para aqueles que concorreram pelo Sistema de Cotas, como Cota Renda, devem apresentar, ainda, documentos específicos que constam no Edital de Convocação. Segundo a diretora do CIAC, Julieta Jatahy, é importante que o candidato apresente os documentos conforme orienta o edital, pois boa parte das habilitações indeferidas é justamente por motivo de documentação incompleta. “O maior número de indeferimentos é de candidatos que se inscreveram como Cota Renda; 90% deles vão para a habilitação sem a documentação exigida por lei. O que nós observamos é que os candidatos não leem o edital. Eles chegam para fazer a habilitação faltando os principais comprovantes, como contracheques do pai, extratos bancários, original e cópia da carteira de trabalho, e tudo issso está especificado no edital”, frisou.

Julieta Jatahy cita, ainda, outros casos que são comuns durante o processo de habilitação e levam à perda da vaga, por exemplo, candidatos que se inscreveram para a vaga de PCds e não eram; alunos que se inscreveram como Cota Renda, mas na análise da documentação se comprovou que eles tinham uma renda per capita maior que um e meio salário mínimo, além do não comparecimento ao local de chamada do edital para a entrega dos documentos.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA