Página inicial > Ultimas Notícias > Tudo pronto para o Trote Solidário e Sustentável 2018

Tudo pronto para o Trote Solidário e Sustentável 2018

• Publicado: Quinta, 08 de Março de 2018, 15h47

Trote solidário

O Trote Solidário e Sustentável “O Papel do Calouro da UFPA” chega à sua sétima edição cumprindo o papel de sensibilizar a comunidade universitária, especialmente os novos alunos, sobre a importância da prática da Coleta Seletiva Solidária, programa socioambiental implantado em 2009 pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Este ano, o trote ocorrerá no período de 12 a 15 de março, das 8h às 12h, ao lado do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), como parte da programação da Semana do Calouro da UFPA.  A ação tem contribuído para fortalecer o exercício da cidadania, bem como para a construção de sujeitos e profissionais críticos e atuantes na sua realidade social.

Breve histórico -  A participação da Comissão Coleta Seletiva Solidária (CCSS) e da Prefeitura Multicampi na Semana do Calouro UFPA teve início em 2012. Faltando uma semana para a realização da Semana do Calouro, daquele ano, surgiu a ideia da arrecadar o papel utilizado pelos calouros durante sua preparação para o vestibular. E, para que um volume considerável de papel não chegasse aos aterros sanitários, surgiu o trote, inicialmente intitulado “Transformando Papel em Cidadania”. Embora, naquele ano, a participação dos calouros tenha sido pequena, em razão do curto espaço de tempo para divulgação, a iniciativa foi o ‘pontapé inicial’ que serviu como aprendizado base para as edições seguintes. A partir de 2013, passou a ser chamado de Trote Solidário e Sustentável “O Papel do Calouro da UFPA” e, desde então, a organização do evento tem observado o aumento da participação da comunidade universitária e externa à Universidade. A partir de 2016, vem recebendo o apoio da Administração Superior e, neste ano, fará parte da programação oficial de maneira mais ampla.

Resultados e Importância - De 2012 a 2017, o trote já arrecadou um total de 7.116,690 Kg de papel, tornando-se elemento fundamental para a sensibilização acerca da destinação adequada dos resíduos sólidos gerados pela população. Por tratar-se de uma temática global, o trote desperta a necessidade de debates sobre o papel do aluno como cidadão e o papel da UFPA no que diz respeito à divulgação dos aspectos socioambientais contidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e, ao mesmo tempo, contempla o Plano de Gestão e Logística Sustentável (PLS). Desta forma, todo o material arrecadado é destinado às Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis e Reaproveitáveis da Região Metropolitana de Belém, atendida por meio do Programa de Coleta Seletiva Solidária da UFPA.

Atividades desenvolvidas durante a ação – As atividades consistem no recebimento do material doado pelos calouros (apostilas, rascunhos, cadernos e livros que não podem ser reutilizados), da triagem, da pesagem e da aplicação de um questionário, que visa revelar o perfil do conhecimento socioambiental dos alunos ingressantes. Outro momento importante são as orientações acadêmicas, que ocorrem nas faculdades para divulgar o trote e informar os calouros sobre a importância da sua participação. Todas as atividades do trote contam com a participação dos alunos veteranos da UFPA que atuam como voluntários.

Trote Solidário Sustentável “O papel do Calouro da UFPA”
Período: 12 a 15 de março de 2018
Local: Ao lado do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN).
As doações poderão ser feitas após esse período. O material deve ser depositado nos Locais de Entrega Voluntária (LEV), distribuídos pela Cidade Universitária, ou ainda levados à Central de Materiais Recicláveis, localizada próximo ao setor de transportes da UFPA.

Texto e arte: Equipe Organizadora do Trote