Página inicial > Ultimas Notícias > Universidade inicia Semana do Calouro 2018

Universidade inicia Semana do Calouro 2018

• Publicado: Segunda, 12 de Março de 2018, 15h33

CAPA 12.03.2018 Inicio da Semana do Calouro 11

Sob o tema “Universidade e Diversidade”, começou nesta segunda-feira, 12, a Semana do Calouro da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os novos alunos foram recepcionados para um programação espacial realizada no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN). A semana segue até quinta-feira, 15, com programação direcionada para diferentes cursos da Instuição.

Participaram da abertura o Reitor, Emmanuel Tourinho; o vice-reitor, Gilmar Pereira da Silva; o pró-reitor de Ensino e Graduação, Edmar Costa; o pró-reitor de Extensão, Nelso Souza Júnior; a pró-reitora de Relações Internacionais, Maria Iracilda Sampaio; e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rômulo Angélica.

12.03.2018 Inicio da Semana do Calouro 1Em sua fala de boas-vindas aos calouros o Reitor frisou que a Universidade é uma casa para todos.  “Temos uma grande preocupação em construir aqui uma cultura de respeito e valorização da diversidade. E é essa diversidade que torna a nossa Universidade um ambiente vivo e que contribui para a construção de uma sociedade melhor. Afinal, a universidade pública não é só um centro de formação, mas também é um projeto de construção da cidadania no nosso país”, afirmou.

O Reitor falou também sobre as oportunidades que a UFPA oferece aos alunos, destacando os programas de pesquisa e extensão disponíveis. “O ambiente da Universidade é muito diverso em termos de atividades e oportunidades de formação. Neste sentido, é muito importante que cada um de vocês pense qual é a sua vocação e quais são os seus interesses intelectuais”, completou.

12.03.2018 Inicio da Semana do Calouro 24Universidade e Diversidade - Após o momento inicial de boas-vindas, o Vice-Reitor recebeu os alunos para falar sobre as políticas afirmativas da UFPA, reforçando o compromisso da Instituição com a inclusão social e o combate ao preconceito. “Trabalhar a inclusão representa respeitar e fazer com que nossos alunos sejam respeitados. Nós precisamos combater o preconceito diariamente. Este exercício de combater ao preconceito nos torna cada vez mais cidadãos”, ressalta.

12.03.2018 Inicio da Semana do Calouro 8Trote Solidário – Paralelamente a programação realizada no CEBN, acontece o Trote Solidário e Sustentável “O Papel do Calouro”. Há sete anos o trote recebe doações de material que os alunos usaram para estudar antes de passar no vestibular. Durante esta ação, já foram recolhidas mais de sete toneladas de papel, que foram encaminhadas para diversas cooperativas de reciclagem. Devido à sua importância, a ação tem atraído até os alunos veteranos.

O aluno do curso de Artes Visuais, Rafael Gomes, que entrou na UFPA no ano passado, e não conseguiu participar do Trote Solidário, resolveu aproveitar a oportunidade.  Para ele, esta “é uma forma de facilitar a reciclagem, deixando menos resíduo no meio ambiente”, fato que o motivou a participar da campanha.

Programação – Durante a apresentação de hoje, foi realizada uma Aula Magna para os alunos dos cursos das áreas de Ciências Exatas e da Terra, e Engenharias e suas Tecnologias. A programação segue até quinta-feira, 15, com Aula Magna para as demais áreas do conhecimento.

Os calouros também podem participar de outros eventos da Semana do Calouro, como a “Visita Campus”, que promove um passeio, orientado pelos alunos de Turismo, pelo Campus do Guamá.

Confira aqui a programação completa.

Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Nayana Batista