Página inicial > Ultimas Notícias > Nova diretoria do Instituto de Ciências da Saúde toma posse

Nova diretoria do Instituto de Ciências da Saúde toma posse

• Publicado: Quarta, 14 de Março de 2018, 16h41

CAPA 14.03.2018 Posse ICS Nayana Batista 1

Em cerimônia realizada nesta quarta-feira, 14 de março, a professora Eliete da Cunha Araújo tomou posse como a nova diretora-geral do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Pará (ICS/UFPA), para o período 2018-2022, substituindo o professor Mauro Acatauassu Nunes, o qual encerra uma gestão de quatro anos. A solenidade de posse ocorreu no auditório do Instituto, na avenida Generalíssimo Deodoro, na qual estiveram presentes o reitor Emmanuel Tourinho, o vice-reitor Gilmar Pereira da Silva e os pró-reitores de Extensão e de Administração, Nelson José de Souza Júnior e João Cauby de Almeida Júnior, respectivamente, além de representantes das faculdades, assim como professores, técnicos e alunos.

A transmissão do cargo foi feita pelo reitor, que, na ocasião, agradeceu pelo empenho e pela dedicação do professor Mauro Acatauassu Nunes, cuja atuação na vanguarda do ICS ocorreu num período difícil, de mudanças relacionadas aos cortes de recursos feitos pelo governo federal nos últimos anos.

373X212 14.03.2018 Posse ICS Nayana Batista 27O reitor manifestou o seu apoio à nova gestão do Instituto de Ciências da Saúde, sobretudo diante de alguns desafios que considera centrais para os avanços nos próximos quatro anos. “São desafios que serão enfrentados pela Administração Superior em conjunto com a direção do ICS e das subunidades. Nós precisamos atualizar o modelo de formação na graduação. Há cursos aqui que já deram passos largos nessa direção e,inclusive, são modelos para nós, e há cursos que estão iniciando esse processo. Portanto coloco a Administração Superior à disposição para conversar e construir a renovação dos nossos currículos, da nossa proposta de formação.”

Diretores do ICS - Eliete da Cunha Araújo é médica pediatra, doutora em Medicina Tropical pela Fundação Oswaldo Cruz (2007) e mestre em Medicina Tropical pela Universidade Federal do Pará (1998). É Professora Titular em Pediatria na UFPA, com experiência na área de Medicina, ênfase em Pediatria e Saúde Coletiva.

14.03.2018 Posse ICS Nayana Batista 19Pela terceira vez a professora assume a direção do ICS. O primeiro período foi de 2008 a 2010, e o segundo, de 2010 a 2014.  Diante dos desafios que assume a partir de agora, como trabalhar com o contingenciamento dos recursos, a nova diretora do Instituto aposta numa gestão participativa. “Administrar com poucos recursos é difícil, mas nós temos uma equipe muito boa e engajada, que tem amor por esta Universidade. Atualmente, nós precisamos e vamos investir pesado na graduação. Também precisamos melhorar nossa infraestrutura para que tenhamos condições de oferecer um ensino de qualidade, e este é o nosso objetivo”.

Como diretora-adjunta do ICS, assume novamente o cargo, pelo segundo mandato consecutivo, a professora Márcia Bragança Lopes. Em virtude de problemas de saúde, ela não pôde participar da solenidade de posse.

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Pará – Escola de Enfermagem Magalhães Barata (1980), Márcia Lopes possui Doutorado em Filosofia da Enfermagem,  pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), e Mestrado em Ciências, pela Escola Nacional de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (2001).

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Nayana Batista