Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA encerra Semana do Calouro 2018
Início do conteúdo da página

UFPA encerra Semana do Calouro 2018

  • Publicado: Sexta, 16 de Março de 2018, 15h56

746 423 15.03.2018 Semana do Calouro Nayana Batista 22

A Universidade Federal do Pará (UFPA) encerrou, nesta quinta-feira, 15, a Semana do Calouro 2018. O tema escolhido para este ano foi “Universidade e Diversidade” e discutia a pluralidade de pessoas que fazem parte da instituição. Seguindo a programação, hoje foi realizada a aula magna para os cursos das áreas de Educação e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e, em seguida, houve a apresentação da bateria show da Escola de Samba Bole Bole.

12.03.2018 Inicio da Semana do Calouro 3Durante quatro dias, de 12 a 15, diversas ações foram disponibilizadas para os novos discentes da UFPA. A programação diária iniciava com uma fala de boas-vindas do reitor Emmanuel Tourinho, e seguia com a apresentação dos programas e projetos disponibilizados pela Universidade, além da manifestação do vice-reitor Gilmar Silva,  acompanhado da professora Zélia Amador de Deus, sobre as Políticas Afirmativas praticadas na Instituição.

Em seguida, ocorriam as aulas magnas, com temáticas que variaram de acordo com a área de conhecimento. Após a aula magna, o pró-reitor de Ensino de Graduação participava do acolhimento, entregando certificados aos discentes habilitados pela Instituição que haviam recebido as maiores notas nos processos seletivos. As atividades da manhã encerravam com uma apresentação cultural diferente para cada um dos dias.

15.03.2018 Semana do Calouro Nayana Batista 26O pró-reitor de Ensino de Graduação da UFPA, professor Edmar Costa, destaca que a programação da Semana do Calouro cumpre o objetivo de oferecer aos novos discentes dos cursos de graduação da UFPA uma pequena amostra do que vai encontrar como acadêmico, desde a organização da administração superior até os programas voltados para o aluno.

“As aulas magnas são o ponto alto da programação, estando dirigidas conceitualmente para cada área de conhecimento. Neste ano, tivemos aulas que versaram sobre ondas gravitacionais e Buracos Negros, retrocessos da democracia no Brasil, evolução da espécie humana e, finalmente, sobre a experiências de diversidade na vida universitária,” destaca o pró-reitor.  

15.03.2018 Semana do Calouro Nayana Batista 10O pró-reitor de Extensão, professor Nelson Júnior, destaca que é o segundo ano que a Semana do Calouro é feita nesse modelo de dividir as aulas magnas para cada área do conhecimento. “Nós encontramos o tom certo para fazer a apresentação da Instituição e algumas de suas ações, seus programas e seus gestores principais. Com as aulas separadas para cada área, nós promovemos uma aproximação dos temas, dos problemas e das questões que os alunos dessas áreas terão durante o curso”, diz.

15.03.2018 Semana do Calouro Nayana Batista 18Nelson cita, ainda, a importância da realização de um evento de apresentação da UFPA para os novos alunos. “Não é uma transição fácil, pois eles vêm de universos de ensino e de formação bem diferentes dos da universidade. Por isso, queremos que a chegada deles aqui não se torne um problema. Queremos que eles entendam o universo a que chegaram, o que fazemos aqui e o que esperamos deles”, frisa.

Para o diretor de Mobilidade e Gestão de Programas da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), professor Mauro Magalhães, a programação de recepção dos alunos é primordial para que eles entendam a importância de fazer parte da comunidade acadêmica. “A Semana do Calouro é o momento 12.03.2018 Inicio da Semana do Calouro 23em que a Universidade abre as portas e recebe esses novos estudantes. O estudante chega e tem uma visão de como é a Instituição. A partir de agora, ele é integrante e vai ajudar a construir a UFPA e, principalmente, uma nova Amazônia”, completa.

Programação cultural – Responsável pela organização da programação cultural da Semana do Calouro, o professor Miguel Santa Brígida, da Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (Dacel) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), comemora o sucesso da articulação que, a cada dia, trouxe uma atração diferente para os alunos.

O primeiro dia teve a presença da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta da Escola de Música da UFPA; no dia 13 foi a vez do Corpo de Dança da Escola de Teatro e Dança da UFPA se apresentar; dia 14, tivemos a apresentação de uma Banda da EMUFPA; e  o encerramento ficou com a bateria da Escola de Samba Bole Bole, do bairro Guamá.

15.03.2018 Semana do Calouro Nayana Batista 23Para Santa Brígida, foi muito especial ter uma escola de samba do mesmo bairro em que fica o Campus da UFPA. Ele ressalta a importância de trazer, também, atrações culturais de fora para dentro da Universidade. “Os novos alunos estão chegando e percebendo que a Universidade é um canal aberto que conversa com essas várias possibilidades artísticas e culturais da cidade”, afirma. 

Trote Solidário e Sustentável – Com o objetivo de despertar a consciência da importância da prática da Coleta Seletiva Solidária,  o Trote Solidário e Sustentável “O Papel do Calouro” arrecadou, este ano, mais de uma tonelada de papel doada pelos alunos. Tudo será encaminhado para uma cooperativa que fará a reciclagem desse material. “O resultado foi bastante positivo e, por isso, estamos muito felizes”, comemora Lucia Almeida, coordenadora da ação. Segundo Lúcia, quem não doou o material na Semana do Calouro, ainda pode deixar o material na Prefeitura do campus.

15.03.2018 Semana do Calouro Nayana Batista 2Itec Cidadão – Um espaço que, também, fez sucesso entre os novos alunos da UFPA foi o Itec Cidadão. Com um convite para que todos visitem e conheçam mais sobre os bosques do Campus Guamá, a ação teve como objetivo estimular o exercício da consciência cidadã por meio da experimentação e contato com a natureza. Durante o passeio, os participantes foram incentivados a entender e saber diferenciar resídios e lixos, para que nem sempre enxerguem aquilo somente como algo inservível.

Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Nayana Batista

registrado em:
Fim do conteúdo da página