Página inicial > Ultimas Notícias > Calouros de curso do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas são recepcionados nesta segunda-feira, 19

• Publicado: Sexta, 16 de Março de 2018, 15h26

IFCH FOTO ALEXANDRE MORAES

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) recebe, nesta segunda-feira, dia  19, os seus novos alunos aprovados para os cursos de Ciências Sociais, Geografia, Filosofia, História e Psicologia. A Semana do Calouro 2018 inicia-se às 9h, no auditório setorial básico II. Os calouros serão apresentados às direções das faculdades e representantes de centros acadêmicos.

Os alunos receberão, tambérm, informações sobre o funcionamento acadêmico-administrativo do Instituto. “Em tempos difíceis, é importante receber novos alunos para fazer valer a importância do ensino superior público em uma instituição pública comprometida com a transformação da sociedade”, enfatiza a diretora-geral do IFCH, Andréa Chaves.

Aula Magna – “A re-invenção da Amazônia como um desafio universitário” é o tema da Aula Magna que será proferida pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Tecnológica e Profissional", Alex Bolonha Fiuza de Mello. Ex-reitor da UFPA e professor recentemente aposentado da Faculdade de Ciências Sociais, ele propôs o tema como uma reflexão atual e permanente para as novas gerações. “É um tema ‘clássico`, mas precisa ser permanentemente atualizado diante das novas conjunturas”, pontuou o palestrante. A escolha também pretende homenagear o professor Armando Mendes,  fundador do  Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA).

Programação – Para iniciar a integração dos novos estudantes no ambiente universitário, as faculdades e os centros acadêmicos realizam, durante toda a semana, uma extensa programação com mesas de debates, visitas  e minicursos. A Faculdade de Ciências Sociais, além de uma sessão de abertura especial em homenagem à docente Hecilda Veiga, debaterá conjuntura política, segurança pública, populações tradicionais e meio ambiente.  A mesa de encerramento terá uma importante discussão sobre  “Mudanças na matriz curricular do ensino médio: como ficam as Ciências Humanas?”.

A Faculdade de História terá a mesa-redonda “Sobre Movimentos Indígenas e sobre Ensino de História: Agências Sociais, Representações e Livros Didáticos”; visita ao Centro de Memória; oficinas de digitalização e manuseio de documentos e apresentação de linhas de pesquisa.

A mesa “Sociedade e Natureza na Geografia” e o filme “Globalização uma visão do mundo do lado de cá” integram a programação da Faculdade de Geografia, que também ofertará oficinas de cartografia.

O Centro Acadêmico Nise da Silveira reúne os estudantes da Faculdade de Psicologia, os quais também tratarão sobre importantes temáticas bastante discutidas na  atualidade, como “Conjuntura política e saúde na Amazônia”, “Saúde mental dos universitários”, “Racismo e feminismo negro”, “Vivências do público LGBT”, entre outros.

Campanha  – Durante a Semana do Calouro, a Faculdade de História vai iniciar uma campanha de combate às várias formas de violência sofridas pelas mulheres no ambiente universitário. A Comissão de Mulheres da Fahis, recentemente criada para dar visibilidade ao problema, quer  expandir, por toda a Universidade, as discussões sobre o assédio moral dentro e fora da sala de aula. “São os mais diversos tipos de assédio, que vão da desvalorização intelectual às piadas agressivas no dia a dia”, explica a professora Cristina Donza, integrante da comissão.

As atividades seguem até sexta-feira, dia 23 de março. Confira  no site do IFCH.

Texto: Ascom IFCH
Foto: Alexandre Moraes