Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Centro de Memórias preserva a história do Instituto de Geociências da UFPA
Início do conteúdo da página

Centro de Memórias preserva a história do Instituto de Geociências da UFPA

  • Publicado: Sexta, 16 de Março de 2018, 15h58

Museo de Geociências

Já imaginou um lugar onde é guardada toda a história de um instituto, incluindo a história das primeiras turmas, os prêmios conquistados, as teses, as dissertações e toda a produção científica já realizada? É exatamente para isso que existe o Centro de Memória do Instituto de Geociências (CMIG) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Criado em 2010, o Centro de Memórias guarda o acervo das Faculdades de Geologia, Meteorologia, Geofísica, Oceanografia e também dos programas de pós graduação do instituto.

Localizado na sala 6 do auditório do IG, o acervo do Centro de Memória conta com documentos museológicos, hemerográficos, bibliográficos, iconográficos, textuais, audiovisuais e também possibilita o acesso a toda a produção científica e histórica dos docentes e discentes do Instituto. Também é possível conhecer a história das faculdades e ter acesso a galerias de imagens. O acervo também está disponível no site do CMIG.

De acordo com a arquivista e coordenadora do CMIG, Maria Elvira Coelho, a função do centro é organizar, recuperar, resgatar, preservar e promover o acesso à pesquisa científica e histórica, sobretudo das geociências na Amazônia. “Isso tudo visando à produção e à disseminação do conhecimento, bem como promovendo ações de caráter multidisciplinar para o ensino, a pesquisa e a extensão relativos às questões da memória”, afirma.

Maria Elvira conta, também, os desafios de manter um centro de memória em uma instituição acadêmica. “Nos últimos anos, a preocupação com a perda de documentos considerados importantes traz para as universidades públicas as discussões e questões relacionadas não apenas quanto à preservação do patrimônio documental, mas também quanto à forma como reorganizar a memória diante de uma massa documental que parece não ter fim.”

Ela ainda destaca que o CMIG existe para apoiar a pesquisa na universidade, servindo como fonte, e não para substituir centros de arquivos nem para guardar o acervo de forma administrativa. “Utilizá-lo desta forma seria um desvirtuamento de seus objetivos e funções”, conclui. A arquivista e coordenadora ressalta que o centro é uma maneira de integrar os cursos do IG a outros cursos, como Arquivologia, História, Museologia e Biblioteconomia, além de ter parceria com a Biblioteca Central da UFPA e com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Serviço:
Centro de Memórias do Instituto de Geociências da UFPA
O CMIG funciona na sala 6 do auditório do Instituto de Geociências (IG)
Também é possível acessar o acervo por meio do site do Cmig.

Texto: João Pedro Bittencourt e Mariana Vieira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página