III Encontro de Mulheres do Direito ocorre na UFPA até está terça-feira
Será realizado nos próximos dias 19 e 20 de março, o III Encontro de Mulheres do Direito. O evento é uma realização do Centro Acadêmico de Direito Edson Luís (CADEL), da Universidade Federal do Pará (UFPA). A programação do evento conta com mesas, oficinas e rodas de vivência que irão abordar assuntos como sexualidade feminina, transfeminismo, defesa pessoal e tráfico e exploração de mulheres na Amazônia.
Inscrições - As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pela internet. O custo é de R$2,00 para alunos da UFPA e R$10,00 para alunos externos. O pagamento deverá ser realizado na hora do evento, para homologação das inscrições.
De acordo com Juliana Sozinho, Diretora de Direitos Humanos e Movimentos Sociais do CADEL, a iniciativa surgiu por causa da inquietação das estudantes do curso diante das desigualdades e violências sofridas pelas mulheres atualmente. “Entendemos que este espaço de organização política é essencial para reivindicação de pautas relacionadas à saúde, políticas públicas e direitos das mulheres. Desta forma, nos manifestamos contra a insuficiente representação política regional e nacional das mulheres, que não atendem a garantia de direitos básicos”, afirma.
O evento está na sua terceira edição, e Juliana diz que o objetivo do encontro é fazer um momento de aprendizado e discussão para as mulheres. “Nós buscamos reunir as mulheres do curso de Direito e de toda a comunidade estudantil em volta de uma ampla programação, de grupos de discussão e mesas com diversas perspectivas sobre a temática por acreditarmos que este espaço deve ser protagonizado por mulheres e para mulheres”, diz.
Programação - A programação do evento começa no dia 19, com mesas de discussão sobre o tráfico de mulheres na Amazônia e o pornô de vingança (reveng porn). “Nessas mesas serão discutidas algumas nuances sobre o tráfico e a exploração sexual de mulheres, tanto no âmbito da região Amazônica quanto no âmbito geral dos mais variados meios e locais de exploração e opressão sexual da mulher, como o pornô de vingança”, detalha Juliana Sozinho.
No dia 20, vão ocorrer as oficinas e as rodas de vivência. As oficinas irão abordar temas como defesa pessoal, cultura indígena, transfeminismo e a Clínica de Atenção à Violência (CAV). Já as rodas de vivência irão tratar de temas como sexualidade, feminismo negro e violência contra a mulher na política. “Teremos palestrantes que irão conduzir essas rodas, mas o diálogo estará aberto para todas que quiserem compartilhar um pouco de sua vivência”, destaca Juliana.
- Serviço:
III Encontro de Mulheres de Direito
Data: 19 e 20/03
Inscrições pela internet até 18/03. Para se inscrever, clique aqui.
Mais informações pelos números 981936222 (Juliana) /980468278 (Anderson) /985006841 (Marcele) /982745711 (Bruna)."
Após essa data, as inscrições serão feitas na hora do evento.
Confira aqui a programação completa
Texto e arte: Divulgação
Redes Sociais