Página inicial > Ultimas Notícias > Recorte de pesquisas desenvolvidas por alunos da graduação, mestrado e doutorado em Letras está disponível em e-book

• Publicado: Sexta, 23 de Março de 2018, 16h06

capa ebook círculo

O e-book Caderno de Estudos em Letras da UFPA já está disponível para os leitores. Ele é resultado do recorte de pesquisas desenvolvidas por estudantes da graduação, mestrado e doutorado de letras da Universidade Federal do Pará, apresentadas ao público no ano de 2017, por ocasião do 1º Círculo de Teses, Dissertações e Monografias da UFPA.  O download do livro digital pode ser realizado na página oficial do 1º Círculo e no Portal do Livro Aberto da Universidade.

Com 23 capítulos, o Caderno de Estudos em Letras da UFPA sintetiza o conteúdo de reflexões teóricas originadas a partir de monografias, dissertações e teses defendidas por alunos desta Universidade entre os anos de 2010 e 2017. O conjunto de textos contempla discussões variadas sobre estudos literários e linguísticos.

Temáticas - No que se refere ao campo da literatura, 14 textos buscam entender as obras de escritores como José Veríssimo, Bruno de Menezes, Haroldo de Campos, Herberto Helder, Age de Carvalho, Max Martins, Guimarães Rosa, Nelson Rodrigues, Marques de Carvalho e Horacio Quiroga, e o imaginário das narrativas orais. Por meio dos estudos, o leitor reconhecerá a complexidade de temas e o amplo levantamento de referências que subsidiam interpretações dos textos dos autores.

Outros seis capítulos são voltados para o estudo linguístico a partir de métodos distintos. E na parte final do livro, três textos provocam o leitor a significar análises que perseguem o estudo da língua no ambiente escolar.

Nossa Voz - O 1º Círculo de Teses, Dissertações e Monografias da UFPA é parte integrante do "Projeto Nossa Voz", que é uma iniciativa idealizada pelos doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Letras, Thiago Azevedo Sá de Oliveira e Romário Duarte Sanches. O 1º Círculo tem o objetivo de tornar público os textos de autoria discente e de incentivar o trabalho de citação, estimulando a consulta ao Repositório Institucional (RI) e à Biblioteca Digital de Monografias (BDM).

Texto e arte: Divulgação