Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Roteiros Geo-turísticos promove trajeto pelo bairro Reduto, em Belém
Início do conteúdo da página

Projeto Roteiros Geo-turísticos promove trajeto pelo bairro Reduto, em Belém

  • Publicado: Sábado, 07 de Abril de 2018, 14h59

Bairro Reduto

Neste domingo, 8, há mais uma edição do Roteiro Geo-Turístico, com o tema “Percorrendo e Revelando Paisagens do Reduto: O Bairro Industrial da Belém da Borracha”, realização do Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo da Faculdade de Geografia (GGEOTur) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da UFPA. O passeio é gratuito e aberto para todos os públicos. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário de inscrição.

O percurso deste domingo estará integrado à programação do Projeto Circular Cidade Velha-Campina-Reduto. O passeio sairá às 8h30 da Sede da Setur, antiga Paratur (entrada pelo Portão da Av. Assis de Vasconcelos, em frente à Praça Waldemar Henrique).

Missão - O objetivo do Projeto “Roteiros Geo-turísticos” é implementar ações voltadas para práticas de turismo histórico, cultural e patrimonial que propiciem resgatar a memória socioespacial da cidade Belém, além de promover caminhadas a pé e gratuitas no Centro Histórico da cidade, em que são abordados o patrimônio material e imaterial, cultural e ambiental da capital paraense, por meio da apresentação da geografia, da produção do espaço, da história e da arquitetura da cidade.

Recomendações - A organização do projeto recomenda o uso de tênis, boné, protetor solar e roupas leves. O roteiro será feito a pé pelas ruas, não entrará em prédios e deverá terminar por volta do meio-dia; Também recomenda-se levar um guarda-chuva, pois o passeio será realizado mesmo com chuva.

Histórico do projeto - O Projeto “Roteiros Geo-turísticos” foi um dos vencedores do prêmio nacional do IPHAN, 29º Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na categoria projetos de iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do patrimônio cultural, envolvendo todos os campos da preservação e oriundos do setor público, do setor privado e das comunidades.

Reconhecimento - A coordenadora do projeto, professora doutora Maria Goretti da Costa Tavares, recebeu, no dia 5 de abril, a medalha de Direitos Humanos “Paulo Frota”. A honraria é concedida a personalidades ou instituições sem fins lucrativos que contribuem para a defesa dos direitos humanos no estado.

O projeto também ocorre fora do centro de Belém, em experiências coordenadas por professores colaboradores: em Cametá, coordenado pelo professor José Carlos Cordovil, da Faculdade, de Geografia da UFPA; e na vila de Icoaraci, coordenados pelos professores Agnaldo Rabelo e Ricardo Torres, da Escola Municipal Bosque Eidorfe Moreira. As duas experiências contaram com a participação de alunos do ensino médio e da graduação. As experiências já ocorreram em anos anteriores nas cidades de Altamira, Marabá, Vigia e Ponta de Pedras.

Atualmente, são ofertados oito roteiros à sociedade: Bairro Cidade Velha; Ver-o-Peso ao Porto de Belém; Roteiro da Belle Époque; Interior do bairro  Campina; Bairro Reduto; Estrada de Nazaré; Roteiro O Arquiteto Antônio Landi e a Belém do século XVIII; e O Bairro Batista Campos e suas transformações espaciais.

Serviço:
Roteiro Geo-turístico: Percorrendo e Revelando Paisagens do Reduto
Data: 8 de abril (domingo)
Horário: 8h30
Local de saída: Setur, antiga Paratur (entrada pelo portão da Av. Assis de Vasconcelos)
Mais informações pelo e-mail ou Facebook.
Inscrições aqui.

Texto: Matheus Luz - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página