Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA e Superintendência do Patrimônio da União assinam acordo para cessão do antigo prédio do Convento dos Mercedários

• Publicado: Segunda, 09 de Abril de 2018, 15h16

09.04.2018 Cessão Mercedários à UFPA Foto Alexandre de Moraes site5

O reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Zagury Tourinho, e o superintendente do Patrimônio da União no Pará, Flávio Ferreira da Silva, assinaram, nesta segunda-feira, dia 9 de abril, o contrato de cessão à UFPA do antigo prédio do Convento dos Mercedários. Neste espaço, serão desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à preservação do patrimônio arquitetônico da cidade. A iniciativa é resultado de um projeto do Laboratório de Conservação, Restauro e Reabilitação (Lacore/UFPA), o qual estabelece, ainda, a criação de curso de graduação e pós-graduação multidisciplinar em Conservação e Restauro, bem como cursos de capacitação técnica para profissionais que já atuam em projetos de restauro.

09.04.2018 Cessão Mercedários à UFPA Foto Alexandre de Moraes site2Localizado na rua Gaspar Viana, no centro histórico da capital paraense, o prédio receberá, também, atividades artísticas e culturais da Universidade, além de abrigar uma livraria da Editora da UFPA e um auditório. O Projeto do Lacore é coordenado pelas professoras Thais Sanjad, Roseane Norat e Flávia Palácios.

Para a coordenadora do Lacore, Roseane Norat, não há dúvida de que o espaço será um novo polo de produção de saber, cultura e memória, acessível a toda a sociedade. “Nós sempre trabalharemos e continuaremos acreditando que podemos mudar nossa cidade para melhor e esse projeto deverá estimular outros usos compatíveis no nosso centro histórico, adequados a outros tantos prédios, a maioria privado, que aguardam destinação honrada, os quais podem ser de uso habitacional, mistos, agregando pequenos comércios e serviços de suporte à dinâmica permanente de usuários, além de centros de artes e cultura, bares, hotéis e afins”.

09.04.2018 Cessão Mercedários à UFPA Foto Alexandre de Moraes site4O pedido da UFPA à Superintendência do Patrimônio da União no Pará para a cessão do prédio ocorreu em 2015. O projeto de ocupação apresentado pela Universidade foi elaborado de acordo com as solicitações da SPU, mantendo as características do imóvel e atendendo ao interesse público. Segundo o superintendente do Patrimônio da União no Pará, Flávio Ferreira da Silva, “com a Universidade, existiam outros pedidos de destinação desse imóvel do antigo Convento dos Mercedários, mas nós, primeiramente, temos o dever fundamental de dar prioridade àqueles que melhor destinam o patrimônio público”, disse.

09.04.2018 Cessão Mercedários à UFPA Foto Alexandre de Moraes sitePara o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, “a destinação de edificações públicas deve observar o bom senso e os interesses maiores da sociedade. Desse ponto de vista, não há decisão mais nobre, ou mais justificada, do que esta cessão do prédio dos Mercedários à UFPA. Naquele espaço, a Instituição formará pessoas capazes de desenvolver o trabalho necessário à preservação do centro histórico de Belém, concebendo projetos para edificações que hoje estão abandonadas e sob risco e,  possivelmente, não teriam a atenção devida, não fosse o esforço da Universidade, de intensificar a sua presença no centro histórico”.

09.04.2018 Cessão Mercedários à UFPA Foto Alexandre de Moraes site7Segundo o reitor, o projeto inicia com a instalação do curso de graduação na área de conservação e restauro, “mas outras iniciativas poderão surgir, baseado na interação mais intensa com os setores da sociedade que, efetivamente, estão preocupados com o desenvolvimento da cidade e com a preservação do seu centro histórico”, afirmou.

O novo curso de graduação será ofertado no próximo edital do Processo Seletivo da UFPA, o qual deverá ser publicado em setembro deste ano, com ingresso da primeira turma em março de 2019. O projeto do Lacore prevê, também, a criação de curso de pós-
-graduação e de cursos técnicos. “Nós queremos ofertar cursos novos para formar profissionais que hoje são fundamentais para a sociedade, que não estão disponíveis no mercado de trabalho e que são importantes para a cidade”, disse o reitor.

Texto: Ericka Pinto - Assessoria de Comunicação da UFPA

Fotos: Alexandre de Moraes