Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes discute gênero, saúde e violência contra mulher
Dando início às suas atividades do mês de abril, o Grupo de Estudos e Pesquisas "Eneida de Moraes" (GEPEM), realiza a primeira da linha de pesquisa Gênero, Saúde e Violência: "A condição humana ante a intolerância e Corpo Empoderado", no dia 12, no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UFPA), às 14h. A atividade tem o intuito de refletir acerca da aceitação do corpo no contexto da sociedade do espetáculo e da tecnociência.
O evento é a primeira atividade anual inserida na linha de pesquisa Gênero, Saúde e Violência do GEPEM, coordenada pela professora Adelma Pimentel, e visa constituir a reflexão e o debate nas chamadas “Quintas Criativas”, objetivando ampliar o empoderamento das mulheres ao enfrentar as formas de violência vivenciadas nos contextos sociais brasileiros, sobretudo os paraenses.
O grupo tem como finalidade promover mensalmente, nas Quintas Criativas, durante o ano de 2018, ações de fortalecimento às mulheres, em seus processos de subjetivação da identidade, destacando a condição de autonomia, liberdade, direitos humanos, políticos e sociais para gerenciar a própria vida e os relacionamentos afetivos, sem violência e com saúde.
Para a coordenadora, professora Adelma Pimentel, o debate proposto se faz importante na sociedade atual por “desvelar os jogos de poder das indústrias da saúde e da estética, de modo que as mulheres possam superar as opressões que os mercados da beleza, da biotecnologia e da dessacralização do corpo impõem mundialmente”.
GEPEM - Criado em 1994, sob a liderança de pesquisadoras e associadas que refletem sobre os temas que sinalizam para a valorização dos Direitos Humanos; é constituído por docentes, discentes, técnicos-administrativos, pesquisadores e profissionais da UFPA e de outras instituições públicas e privadas, dos movimentos de mulheres interessados na temática mulher e gênero, de Coordenação colegiada exercida pelas professoras doutoras Maria Luzia Miranda Álvares (FACS/IFCH/UFPA) e Eunice Ferreira dos Santos (ICED/UFPA).
Seus objetivos são ampliar os intercâmbios entre o grupo e as instituições de ensino e pesquisa regionais, nacionais e internacionais; estimular a oferta de cursos e disciplinas que se relacionem à temática de gênero, nas faculdades e unidades acadêmicas da UFPA e de outras instituições; promover encontros e seminários visando à maior divulgação dos resultados de pesquisas e estudos realizados sobre a temática; subsidiar informações qualificadas das associações de mulheres da comunidade paraense, assessorando-as no encaminhamento de suas demandas sociais; entre outros.
Você pode acessar aqui a revista eletrônica Gênero na Amazônia, Qualis B4, editada pelo GEPEM.
Inscrições – A atividade é direcionada especialmente a mulheres, transgêneros, lésbicas, negras, ativistas de movimentos sociais, estudantes e profissionais da área de humanidades, saúde, arte e aos interessados no combate às desigualdades.
As inscrições devem ser realizadas na secretaria do GEPEM (altos do IFCH), na página do GEPEM no facebook , on-line pelo link ou no dia do evento. Será entregue certificação aos participantes.
Serviço:
Quinta Criativa "A condição humana ante a intolerância e Corpo Empoderado”
Data: 12 de abril de 2018
Local: Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH, no bloco Básico da UFPA
Hora: 14h
Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google
Redes Sociais