Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Minicurso debate o suspense na literatura infantil em “Desventuras em Série” e “João e Maria”
Início do conteúdo da página

Minicurso debate o suspense na literatura infantil em “Desventuras em Série” e “João e Maria”

  • Publicado: Segunda, 23 de Abril de 2018, 12h02

3590884362992484930

O Projeto Littera da Casa de Estudos Germânicos (CEG) promove o Minicurso “‘Desventuras em série’ e ‘João e Maria’ sob a ótica do suspense na Literatura infantil”. O minicurso ocorrerá nesta quarta-feira, 25 de abril, das 14h às 18h, na sala de vídeo da CEG. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até a véspera do evento, pelo formulário on-line. Há 40 vagas disponíveis e serão entregues certificados aos participantes.

Temática - A literatura infantil sempre aborda histórias que têm a sensação de final feliz ou de segurança para as crianças. Os contos adaptados dos irmãos Grimm, como “Branca de Neve” ou “Cinderela”, possuem esse apelo; as fábulas de Esopo, com ensinamentos sobre conduta; “O pequeno príncipe”, como um aprendizado; mas os autores trabalhados no minicurso vão apresentar crianças abandonadas, perseguidas, maltratadas, exploradas e em constante suspense sobre o rumo de suas vidas.

Durante o minicurso, será observada a literatura infantil sob a ótica do suspense, do medo, sob a visão de autores como Lemony Snicket e os Irmãos Grimm em seus contos originais. Serão analisados um dos contos mais famosos dos Irmãos Grimm, “João e Maria”, na adaptação de Neil Gaiman, em perspectiva comparada com a série de livros "Desventuras em série", de Lemony Snicket.

“Achamos interessante estudar a Literatura sob essa ótica bem aproximada de muitas crianças nessas condições na vida real”, explica a professor Patricia Cezar.

O Projeto Littera - É um projeto de Literatura que existe desde 2013 na Casa de Estudos Germânicos. Apresenta minicursos gratuitamente, com emissão de certificado aos participantes e são abertos a quaisquer interessados na temática. Está na sua 25ª Edição e já participou de eventos como a Semana da Língua Alemã e várias edições da Feira do Livro, além dos minicursos bimestrais na UFPA. Seu corpo docente é formado por oito professoras graduadas em Letras, cinco delas são mestres em Estudos Literários e, no momento, estão cursando Doutorado em Estudos Literários.

“O objetivo do projeto é levar aos interessados em Literatura um pouco mais sobre as obras alemãs e as brasileiras, de modo que é possível debater com os participantes e ainda aprender um pouco mais, tanto os alunos quanto nós, professoras”, afirma a pofessora Patricia Cezar.

Serviço:
Minicurso “‘Desventuras em série’ e ‘João e Maria’ sob a ótica do suspense na Literatura infantil”
Data: 25 de abril
Horário: 14h às 18h
Local: Sala de Vídeo da Casa de Estudos Germânicos (UFPA Campus Guamá, setor profissional, altos do bloco G)
Inscreva-se aqui
Entrada Gratuita
Mais informações pelo site.

Texto: Matheus Luz - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página