UFPA recebe seminário e exposição comemorativos aos 30 anos do Jornal Pessoal
Em comemoração aos 30 anos do Jornal Pessoal, será realizado, na próxima sexta-feira, 27, o Seminário “JP 30 anos”, para discutir o trabalho desenvolvido pelo jornalista Lúcio Flávio Pinto à frente do jornal. Ainda como comemoração ao jornal, a partir de terça-feira, 24, acontece a exposição “A arte do cartunista Luiz Pê” com charges e caricaturas produzidas pelo cartunista Luiz Pinto para o JP e outros órgãos da imprensa. A exposição será no Mirante do Rio.
O evento é uma organização do projeto de extensão universitária Confronto de Ideias, vinculado à Faculdade de Ciências Sociais (FCS), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), com o apoio do Museu da UFPA e do Espaço Mirante do Rio. o projeto é coordenado pela professora Marly Gonçalves da Silva, socióloga, pesquisadora e extensionista da FCS.
Jornal Pessoal - Publicado há 30 anos, a produção independente do jornalista Lúcio Flávio Pinto e do cartunista e editor Luiz Pinto é um símbolo de resistência no campo jornalístico, na Amazônia e no Brasil. Caracterizado pela ousadia ao trabalhar pautas de interesse público de forma diferente dos jornais de grande circulação de Belém, o JP demonstra a importância de se valorizar a liberdade de imprensa.
Seminário - O evento vai reunir jornalistas, pesquisadores e outros profissionais para discutir autonomia, autogestão e contra-hegemonia na imprensa libertária, com base no trabalho de jornalismo investigativo realizado pelo jornalista Lúcio Flávio Pinto, idealizador do jornal.
A programação, que começa às 9h, no Auditório Arlindo Pinto, no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), terá inscrições no local do evento meia hora antes de começar cada programação. Ao final, a organização emitirá certificado de 10 horas para aqueles que participarem.
Exposição - Até 30 de maio, mais de 100 desenhos feitos pelo cartunista Luiz Pinto estarão em exposição no Mirante do Rio. Antes de atuar no Jornal Pessoal, o cartunista também atuou em outros veículos, como os jornais O Liberal, Gazeta Mercantil e A Tarde, de Salvador. A exposição tem a curadoria do Luis Antonio de Faria Pinto, Walter Pinto e Patrick Pardini, digitalização dos originais sobre papel de Adeilson Pereira e montagem de Manuel Pacheco ( Kiko ). As obras integram o acervo da UFPA e o acervo pessoal do artista.“Como o tema principal do seminário é o Jornal Pessoal, o meu trabalho foi incluído por compor a publicação ao longo desses 30 anos, ilustrando principalmente a capa”, diz Luiz Pinto.
O artista destaca o conteúdo dos desenhos da exposição. “A exposição retrata meio século de críticas e crônicas do cotidiano por meio de charges, além de várias caricaturas”. As obras estão à venda , ao preço de 30 e 50 reais. A exposição também vai promover três rodas de conversa como autor dos desenhos. Uma, no dia 24, às 11 h (logo após a abertura da mostra); outra, no dia 26 de abril, às 13 h; e a última, no dia 11 de maio, às 13 h. Haverá também uma oficina de cartuns e caricaturas ministrada pelo artista para os estudantes, no Mirante, em data a ser definida e divulgada .
Serviço:
Seminário Jornal Pessoal 30 Anos
Dia 27/04, a partir de 9h, no Auditório Arlindo Pinto (ICB)
Confira aqui a programação completa
Exposição de charges e caricaturas de Luiz Pinto
De 24/04 até 30/05, no Mirante do Rio
Folder de divulgação
Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA
Imagem: Divulgação
Redes Sociais