Grupo de pesquisa debate conflitos socioambientais e ordenamento Territorial em Zona Costeira e Estuarina
O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) e o Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônias (GPSA) promoveram, na última semana, o II Seminário sobre os “Conflitos Socioambientais e Ordenamento Territorial em Zona Costeira e Estuarina”, em Marapanim - PA. A programação do evento abordou temáticas específicas da região para apresentar à comunidade local os resultados de pesquisas realizadas, possibilidades de entendimentos e possíveis soluções para o cenário de conflitos socioambientais.
Na oportunidade, também ocorreu a posse do conselho gestor da Reserva Extrativista Mestre Lucindo, do qual os professores do PPGEDAM/NUMA Otávio Canto e Wagner Barbosa passam a fazer parte como conselheiros titular e suplente, respectivamente. A técnica do NUMA Ilma Maria foi empossada como representante da Organização comunitária Muirapinima. O evento contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA (Proex), ICMBio, CAPES-COFECUB, Rede de pesquisa CEBA e AUREMLUC.
Programação – Com uma programação voltada para o esclarecimento da sociedade em relação ao melhor uso dos recursos naturais e à preservação deles, o evento teve início com as palestras “A importância da sociobiodiversidade no cuidado à saúde: saberes e usos acerca de plantas medicinais na APA Algodoal-Maiandeua”, com Márcia Monteiro e “Utilização de recursos naturais na RESEX Mestre Lucindo”, com a discente do PPGEDAM, Maria Augusta Lima , ambas mediadas pelo professor Wagner Barbosa (PPGEDAM/NUMA/UFPA)
Também ocorreram a palestra “O comitê de bacia hidrográfica do rio Marapanim”, com o professor Ronaldo Mendes (PPGEDAM/NUMA/UFPA e GPAC), e o debate sobre as Cartilhas “ICMS Verde” e “Regime de repartição dos benefícios da biodiversidade”, com os professroes Lise Tupiassu (ICJ/UFPA) e Rodolpho Bastos (PPGEDAM/NUMA/UFPA e GPSA).
Outras temáticas debatidas foram: Impactos da erosão costeira na praia de Crispim, Marapanim-Pará-Brasil; Erosão Costeira e Conflitos Socioambientais: o caso de Ajuruteua, Bragança-Pará-Brasil; A pesca de curral na APA Algodoal-Maiandeua, Maracanã-Pará-Brasil; Conflito socioambiental e gestão de recursos naturais em territórios quilombolas - o caso da comunidade Deus me Ajude, Salvaterra-Pará-Brasil; Agricultura familiar e PNAE - perspectiva ao desenvolvimento local, Marapanim-Pará; e "Acordos de cooperação: uma alternativa de aproximação entre universidade e sociedade" com o Prof. Dr. Sérgio Moraes, diretor do Núcleo de Meio Ambiente, que encerrou as atividades do seminário.
Texto e fotos: Assessoria NUMA
Redes Sociais