Módulo de requerimento do Sigep entra em funcionamento e agiliza processos de servidores
A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) informa que o Módulo de Requerimento do Sigepe entrará em funcionamento a partir deste mês de maio de 2018. Por meio dele, os servidores, os aposentados e os pensionistas da esfera federal poderão realizar alguns requerimentos de forma eletrônica. Confira aqui a lista de requerimentos.
Para acessar o módulo, é necessário realizar o login no Sigepe Servidor (via Sigac) e acessar, no menu, a opção Requerimentos Gerais. O fluxo do processo é simples e totalmente on-line, permitindo, assim, o melhor acompanhamento. O requerimento deve ser preenchido e, posteriormente, assinado eletronicamente pelo interessado, mediante o fornecimento da senha e do CPF. Para mais detalhes de como fazer o requerimento, acesse aqui.
Uma vez solicitado pelo sistema, o requerimento será enviado para análise da Progep, que poderá deferir ou indeferir o pedido. Caso seja necessário algum tipo de correção, esteja faltando alguma documentação, ou mesmo na necessidade de informar o status do requerimento, a notificação será feita, por e-mail ou pela central de mensagem do Sigepe, ao servidor, que deverá realizar a correção com brevidade. Ao final do processo, o servidor deverá dar ciência do parecer para a conclusão do fluxo da sua solicitação.
Outros requerimentos serão adicionados gradativamente ao sistema, mas, por hora, os que ainda não constam na listagem deverão ser solicitados pelo servidor de forma física, como já era praticado, no protocolo da Universidade, localizado no térreo do prédio da Reitoria.
Objetivo - A utilização do módulo visa diminuir custos, por meio da eliminação do papel; facilitar a comunicação entre o servidor e a Unidade de Gestão de Pessoas, por meio de notificações por e-mail sobre a situação dos requerimentos; padronizar os formulários de solicitação, incluindo regras de obrigatoriedade de campos, listas de opções, entre outros; facilitar o preenchimento dos formulários, recuperando dados do servidor já cadastrados na base do Sigepe.
A diretora de Gestão de Pessoal, Denize Aguiar, ressalta a importância da disponibilização do módulo pela Progep, para uso do servidor. “O uso do módulo trará vários benefícios para a UFPA, o principal deles é a agilidade nos processos e a integração direta com o servidor, principalmente para aqueles lotados nos campi, pois, atualmente, eles dependem do malote para o envio das solicitações deles. Agora, o próprio servidor vai realizar o pedido e vai acompanhá-lo de forma digital. No entanto, para que a comunicação seja eficiente, é necessário que o servidor fique atento ao e-mail cadastrado, já que todo o processo de comunicação ocorrerá por meio de mensagens eletrônicas. É importante também que o servidor mantenha protegido seus dados de usuário e sua senha, visando sempre à segurança das suas informações”, destaca Denize.
O pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Raimundo Almeida, pontua que os processos, naturalmente, estão se adequando à realidade atual. “O desenvolvimento da tecnologia e o seu fácil acesso, por meio, inclusive, de smartphones, têm possibilitado a modernização de diversos processos na sociedade. A folha de pagamento, por exemplo, que, antes, era realizada manualmente, agora, é feita por meio de sistemas. A tecnologia veio como uma aliada, e essa atualização de requerimento do Sigepe é mais uma facilidade para servidor, aposentado e pensionista, que ganharão com a agilidade no atendimento das suas demandas e a otimização dos recursos”, ressalta o pró-reitor..
Serviço:
Outras informações: Coordenadoria de Análise Técnica de Pessoal-CATEC, localiza do 1º andar do prédio da Reitoria.
Telefone: (91)3201-7540
Texto e arte: Divulgação / Progep
Redes Sociais