Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA e Sudam firmam acordo de cooperação para desenvolvimento de projetos

UFPA e Sudam firmam acordo de cooperação para desenvolvimento de projetos

• Publicado: Sexta, 04 de Maio de 2018, 13h12

26.04.2018 Convênio SUDAM Foto Alexandre de Moraes 10

A Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) firmaram, no dia 26 de abril, um convênio de cooperação técnica e científica, que visa ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de atividades nas áreas de ensino, pesquisa, tecnologia, inovação e gestão. O convênio foi assinado pelo reitor Emmanuel Tourinho e pela diretora de Planejamento da Sudam, Keila Rodrigues, durante reunião no Gabinete da Reitoria, no campus da UFPA, em Belém. Também participaram do encontro o assessor da Reitoria para a integração da UFPA com o setor produtivo, professor José do Egypto Soares Filho; o assessor institucional da Sudam, Adelson Pacheco; e os coordenadores de Planejamento da Superintendência, Flávio Blanco e Paulo Contente.

26.04.2018 Convênio SUDAM Foto Alexandre de Moraes 14De acordo com o convênio, todas as ações a executar serão previamente discutidas pelas instituições, a fim de se buscar uma integração institucional. Cada iniciativa, projeto ou programa que venha a ser implementado no âmbito do convênio deverá ser regulamentado por Termo Aditivo específico.

Segundo Keila Rodrigues, a ideia é não apenas apoiar o conhecimento científico básico, mas também a pesquisa aplicada ao setor produtivo. Para isso, a Sudam pretende investir em pesquisa e tecnologia, e a UFPA, por sua atuação na região amazônica, soma como uma forte parceira nessas ações. “O objetivo é estabelecer projetos de manutenção da Sudam, na área administrativa, como também projetos para as áreas de ciência e tecnologia aplicada. Portanto a parceria vai possibilitar que a Universidade colabore com a Sudam nos seus projetos internos e que esta também apoie os projetos da UFPA para o desenvolvimento regional”.

26.04.2018 Convênio SUDAM Foto Alexandre de Moraes 31Na área acadêmica, a diretora de Planejamento da Sudam citou outras parcerias já firmadas com a Universidade, que possibilitaram aos servidores da Superintendência a formação em nível de mestrado. A expectativa agora, com este convênio, será a oferta de um curso de doutorado voltado para a área de planejamento regional.

O reitor Emmanuel Tourinho falou da capacidade abrangente de atuação da UFPA na região e destacou a importância da parceria entre as duas instituições a fim de contribuir para o desenvolvimento da Amazônia. “A assinatura deste convênio é mais uma oportunidade de fazermos com que a UFPA cumpra seu papel de fomentar o desenvolvimento econômico e social na região, por meio do conhecimento produzido na Universidade”, afirmou Emmanuel Tourinho.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes