Página inicial > Ultimas Notícias > Evento da Progep fala sobre conhecimento e prevenção aos acidentes de trabalho

Evento da Progep fala sobre conhecimento e prevenção aos acidentes de trabalho

• Publicado: Sexta, 04 de Maio de 2018, 15h24

Palestra servidores progep

Como forma de sensibilizar os servidores da UFPA acerca do Movimento Abril Verde, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) realizou, nesta quinta-feira, 3, a palestra Acidentes do Trabalho: Conheça o que os caracteriza e como evitá-los. Com a capacitação, os participantes puderam refletir e debater sobre a real importância do tema segurança do trabalho e os diversos aspectos que permeiam o assunto, além de receber estímulo para adotar práticas preventivas no ambiente de trabalho.

A iniciativa partiu da Coordenadoria de Vigilância à Saúde do Servidor (CVSS), que compõe a Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), responsáveis pela tratativa do assunto segurança do trabalho na Universidade. Para o ministrante da palestra, Murilo Cardoso, o momento oportunizou a aproximação da Coordenadoria com os servidores, tornando mais simples a compreensão de como a temática "acidentes do trabalho" é tratada na UFPA. “A proposta é estar cada vez mais presente para orientar e adequadamente auxiliar os servidores com relação a essas questões”, afirmou.

Danila Tereza Valeriano Alves, técnica de laboratório lotada na Faculdade de Biotecnologia, buscou a palestra por julgar o tema muito útil para ela, uma vez que precisa frequentemente manipular produtos perigosos no seu local de trabalho.  “O tema é importante para minimizar riscos, disseminar informações e ter conhecimento para orientar outras pessoas que possam realizar trabalhos dentro do laboratório”, declara Danila.

Vivaldo Valeriano dos Santos Neto, arquivista lotado no CIAC, afirma que, por ocupar a função de chefia, busca sempre informações, capacitação e conhecimentos acerca dos mais variados temas para poder gerir com eficiência sua equipe. “O tema é relevante, pois os servidores podem, em atitudes até mesmo de proatividade, como trocar uma lâmpada, se expor a algum tipo de risco. E precisamos saber como esse assunto é trabalhado no setor público, identificar como as coisas funcionam dentro da Universidade. A rotina do dia a dia acaba deixando esse tipo de situação e discussão de lado, mas é pertinente e evita a perpetuação de vícios de comportamento que podem expor o servidor a riscos,” ressalta Vivaldo.

A diretora de Saúde e Qualidade de Vida, Bárbara Troeira, afirma que a discussão é de suma importância aos servidores da Universidade.  “A compreensão e o conhecimento do assunto são primordiais, o ambiente da Universidade é muito diverso, e alguns deles oferecem determinados riscos iminentes, como nos nossos hospitais e laboratórios. Por isso, é preciso sempre atentar para o uso dos equipamentos de proteção, respeitar as normas de condutas e assim prevenir acidentes”, pontua Bárbara.

Informações e orientações sobre segurança do trabalho podem ser obtidas pelos servidores, a qualquer tempo, no Setor de Segurança do Trabalho, da Coordenadoria de Vigilância à Saúde do Servidor (CVSS),  localizado no segundo andar do Setor de Recreação da UFPA (Vadião), ou mesmo pelos telefones (91) 3201-8726/8727 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Texto e foto: Assessoria Progep