Página inicial > Ultimas Notícias > História do livro e da leitura é tema de evento do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários

• Publicado: Sexta, 04 de Maio de 2018, 16h41

Livro e leitura

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários realiza o “Colóquio Internacional História do Livro e da Leitura: para além das fronteiras nacionais” nos dias 7 e 8 de maio, na UFPA e na sede da Aliança Francesa (Belém). O evento, que conta com o apoio da Embaixada da França no Brasil, do Institut Français e da Aliança Francesa, receberá o professor Jean-Yves Mollier, do Centro de Pesquisa em História Cultural da Université de Versailles Saint-Quentin En Yvelines (UVSQ). O colóquio visa reunir pesquisadores da Regiões Norte e Nordeste do Brasil que realizam pesquisa no campo da História do Livro e da Leitura. Com certificação de 15 horas, as inscrições são realizadas por meio de formulário, disponibilizado na fanpage do evento.

Programação - O Colóquio começa às 9h30 e contará com a presença do representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras, da diretora da Aliança Francesa e das organizadoras do evento, professoras Valéria Augusti e Germana Sales. Às 10h, ocorrerá a conferência de abertura, intitulada “À procura de um imaginário dramático no século XIX. Imprensa, folhetins, romances: de sua produção a sua recepção”, proferida pelo professor Jean-Yves Mollier, da UVSQ.

A partir das 14h30h, os pesquisadores apresentarão seus projetos de pesquisa, que serão discutidos com o convidado. No dia seguinte, das 9h30 às 12h, haverá uma roda de conversa sobre os projetos de pesquisa de alunos de pós-graduação.

Importância - Em relação ao professor visitante, as organizadoras ressaltam a importância de sua presença na Universidade Federal do Pará, que estará recebendo como um dos principais pesquisadores da História Cultural francesa. Além de oportunizar o debate com os docentes que desenvolvem trabalhos nesse campo, sua visita contribui para a internacionalização da Universidade.

Objetivos - Além de receber o professor Jean-Yves Mollier, o colóquio vai  “reunir pesquisadores cujo objeto de pesquisa tem relação com os agentes envolvidos na produção e na circulação do livro, bem como aqueles envolvidos em sua recepção, como críticos literários e leitores em geral”, afirma a professora. A programação também será voltada para pesquisadores que estudam espaços sociais de circulação do livro e campo editorial.

Palestrante - Professor emérito de Historia Contemporânea na Universidade de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines, Jean-Yves Mollier também dirigiu o Centro de História Cultural das Sociedades Contemporâneas nessa mesma universidade. O pesquisador dedicou parcela significativa de sua carreira acadêmica às investigações sobre a história do livro e da leitura no período compreendido entre o século XIX e XXI. Autor de obras de fôlego no campo da história da edição francesa, entre elas La Librarie Tallandier: histoire d’une grande maison d’édition populaire (1870-2000) e Michel e Calmann Lévy ou la naissance de l’édition moderne 1836-1891, teve diversas obras traduzidas para o português, entre as quais se destaca O dinheiro e as letras: história do capitalismo editorial (1880-1920), publicada pela EDUSP.

O professor Jean-Yves Mollier coordenou, com a professora Márcia Abreu, da Unicamp, o Projeto internacional de pesquisa Circulação Transatlântica dos impressos: a globalização da Cultura no século XIX (1789-1914), que reuniu mais de 40 pesquisadores do Brasil, da França, de Portugal e da Inglaterra. Por consequência, sua visita à UFPA é uma oportunidade privilegiada de discutir os intercâmbios culturais no universo do texto impresso para além das fronteiras nacionais. Além disso, o evento permite dar visibilidade aos projetos de pesquisa desenvolvidos por docentes e discentes das instituições de ensino das Regiões Norte e Nordeste do Brasil que trabalham no campo da História Cultural.

Considerando a importância de sua produção acadêmica para os pesquisadores das áreas de Letras, História e Comunicação, o evento constitui um momento privilegiado de debate com aqueles que se interessam pela História do Livro e da Leitura.

O professor Jean-Yves Mollier esteve recentemente em universidades dos mais diversos Estados do Brasil, de São Paulo ao Rio Grande do Norte. Após sua visita à UFPA, ele retornará à França.

Entre as principais obras do palestrante, cinco foram traduzidas e publicadas no Brasil: A leitura e seu público no mundo contemporâneo: ensaios sobre História Cultural. Autêntica, 2008;  O camelô: figura emblemática da Comunicação. Edusp, 2009; O Dinheiro e as letras: história do capitalismo editorial. Edusp, 2010; Edição, Imprensa e Poder na França do Século XX. Edusp, 2015.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google