Página inicial > Ultimas Notícias > Novos dirigentes do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas tomam posse na UFPA

• Publicado: Sábado, 05 de Maio de 2018, 11h06

04.05.2018 Posse do ICSA site Foto Alexandre de Moraes 1

Os professores Armando Lírio e Paulo Moreira Pinto são os novos dirigentes do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Federal do Pará (ICSA/UFPA). Em solenidade de posse realizada nesta sexta-feira, dia 4 de maio, eles assumiram, respectivamente, os cargos de diretor-geral e diretor-adjunto do instituto. A cerimônia de assinatura do Termo de Posse reuniu representantes da Administração Superior, das Unidades Acadêmicas, docentes, técnicos e discentes da UFPA, no auditório do Instituto de Ciências da Educação (ICED), no Campus Profissional, em Belém.

Formado por sete faculdades e três programas de pós-graduação, o ICSA, assim como as outras unidades acadêmicas da UFPA, enfrenta os desafios impostos pelos cortes no orçamento para a educação superior no Brasil.

04.05.2018 Posse do ICSA site Foto Alexandre de Moraes 5De acordo com o vice-reitor da UFPA, Gilmar Silva, apesar de todos os problemas de recursos financeiros, a UFPA tem cumprido os orçamentos de custeio dos institutos. Ele frisa que todos os esforços da gestão vão além da oferta de cursos.

“A nossa tarefa é muito maior do que formar graduados, mestres e doutores. Nossa tarefa é dar elementos para o desenvolvimento do nosso Estado em todas as linhas de que ele precisa. Eu acho que o ICSA tem um papel estratégico, porque trabalha com diversas áreas, como economia, administração, turismo, arquivologia, enfim, um conjunto de elementos formativos que são fundamentais para nos ajudar a apontar caminhos e a refletir sobre o Estado brasileiro.”

04.05.2018 Posse do ICSA site Foto Alexandre de Moraes 4Ao assumir o instituto para o quadriênio 2018-2022, Armando Lírio considera a infraestrutura como um dos principais gargalos a se enfrentar nos primeiros anos de gestão. Entre os planos da direção da Unidade, destaca-se a retomada das obras do prédio anexo ao ICSA. “Este projeto é fundamental porque o ICSA se expandiu na graduação, como novos cursos, e na pós-graduação. Nós temos uma oferta muito importante na área de educação a distância no curso de Administração e, recentemente, em Biblioteconomia. Também temos muitos projetos de extensão. Tudo isso requer espaço, condições para receber os nossos estudantes.”

Outro ponto prioritário da nova gestão do ICSA é a expansão da pesquisa e pós-graduação. Atualmente, são ofertados três programas de pós-graduação: em Economia (mestrado e doutorado); em Serviço Social (mestrado e doutorado) e em Ciência da Informação (mestrado). “Estamos com a expectativa de criar o mestrado em Administração, Ciências Contábeis e Turismo. O objetivo é efetivar a participação de todas as nossas subunidades (faculdades) com pesquisa e pós-graduação, porque é isso que engrandece e fortalece as nossas ações de ensino e extensão”, frisou Armando Lírio.

04.05.2018 Posse do ICSA site Foto Alexandre de Moraes 2Na cerimônia de assinatura de posse da direção do ICSA, também estiveram presentes os pró-reitores Raquel Borges, de Planejamento (Proplan); Edmar Costa, de Ensino de Graduação (Proeg); Nelson de Souza Junior, de Extensão (Proex); Cauby de Almeida Junior, de Administração (Proad); e em exercício, Raimundo Almeida, de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep).

Diretor-geral – Armando Lírio de Souza é professor associado da Faculdade de Ciências Econômicas (ICSA/UFPA). Possui Graduação em Ciências Econômicas pela UFPA; Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pelo PLADES/NAEA/UFPA; e Doutorado em Desenvolvimento Rural pelo PGDR/UFRGS. Atualmente, é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE/UFPA), com orientação de Mestrado e Doutorado. Foi diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFPA (2012-2017) e conselheiro efetivo do CORECON/PA (2014-2016).

Diretor-adjunto – Paulo Moreira Pinto é professor-adjunto da Faculdade de Turismo da UFPA. Graduado em Turismo pela UFPA; com Especialização em Ecoturismo (NUMA/UFPA); Mestrado em Serviço Social (UFPA) e Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido - PPGDSTU/NAEA/UFPA (2012-2016).). Foi coordenador (2006-2007) e diretor da Faculdade de Turismo – FACTUR/UFPA, nos períodos 2008-2010 e 2016-2018.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes