Página inicial > Ultimas Notícias > Progep promove curso de LIBRAS para servidores da UFPA

Progep promove curso de LIBRAS para servidores da UFPA

• Publicado: Sábado, 05 de Maio de 2018, 14h39

banner ufpa curso de libras

Estão abertas as inscrições para o curso Libras aplicada ao contexto da UFPA, que ocorrerá de 14 a 25 de maio, das 14h às 18h, no prédio do Capacit. O evento é ofertado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), e tem como objetivo capacitar o servidor para utilização da Libras em contextos de atendimento ao usuário na UFPA, respeitando os aspectos culturais, identitários, de representação simbólica e social da comunidade surda. Com carga horária de 40 horas, o curso é voltado para os servidores técnico-administrativos e os docentes da UFPA.

O curso será ministrado por Rubens Alexandre Faro, graduado em Letras-Libras, pela Universidade Federal de Santa Catarina; e em Pedagogia, pela Universidade Estadual Vale de Acaraú. Atualmente, ele é professor titular da Universidade Federal do Pará-Campus Castanhal, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, acessibilidade e intérprete.

Segundo o professor Rubens, o curso vai facilitar a comunicação entre os servidores e os alunos do campus. A lei prevê como direito do surdo ter acesso à informação por meio de sua língua e muitos servidores (técnico-administrativos e docentes)  ainda não conhecem a Libras, o que faz com que os surdos tenham dificuldade de acesso a informações básicas, como matrícula, declaração, sistema SIGAA, reunião etc. Nesse sentido, a participação dos servidores é de fundamental importância, pois lhes dará suporte para atender a esse público.

Ao concluir o curso, os participantes deverão ser capazes de realizar a comunicação por meio da Libras. Para isso, durante o curso, serão debatidos os seguintes temas: A Língua Brasileira de Sinais, expressão facial e corporal, direcionalidade /orientação da Palma da Mão. Assim como datilologia ou alfabeto manual e números, diálogos em Libras e também a aplicação da Libras no contexto da UFPA.

Inscrições - Os interessados em participar do curso devem realizar sua inscrição pelo SIGRH até o dia 7 de maio. Basta fazer o login na plataforma, clicar no ícone “Capacitação”, escolher a opção “inscrições” e  realizar a inscrição no evento. Estão sendo disponibilizadas apenas 30 vagas, assim, caso o total de inscritos ultrapasse esse número, para a seleção serão considerados os critérios estabelecidos no Plano de Ações de Capacitação.

Curso Libras aplicada ao contexto da UFPA
Data:  14 a 25 de maio
Local: Prédio do Capacit
Público-alvo: Servidores técnico-administrativos e docentes da UFPA.

Texto: Juliane Nascimento – Assessoria Progep