Página inicial > Ultimas Notícias > Fórum de Pós-Graduação discute o projeto de padronização dos sites dos PPGs da UFPA

• Publicado: Segunda, 07 de Maio de 2018, 13h53

Foto Forum Pos 01 Capa 1

Discutir os desdobramentos e encaminhamentos do projeto de desenvolvimento de padrão de site para os Programas de Pós-Graduação da UFPA foi o objetivo do Fórum de Pós-Graduação, que ocorreu no último dia 4 de maio de 2018, no auditório da Secretaria Geral dos Conselhos Superiores Deliberativos (Sege). Na ocasião, foi apresentado o histórico do projeto desde o seu início, em 2015, bem como as etapas de desenvolvimento, o panorama atual e os próximos passos. A apresentação foi conduzida pela professora Maria Ataide Malcher, do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2).

Estiveram presentes ao Fórum coordenadores, técnicos e secretários dos programas de pós-graduação da Universidade, bem como o pró-reitor de Pesquisa e Graduação, professor Rômulo Simões Angélica, e a pró-reitora de Relações Internacionais, professora Iracilda Sampaio. O momento foi de diálogo com os programas para escutar suas experiências com a utilização dos novos sites, tirar dúvidas, receber sugestões e críticas, além de discutir a situação dos que não aderiram ao projeto, e pensar em estratégias para vencer os antigos e os novos desafios.

Atualmente, há 89 programas de pós-graduação em funcionamento na UFPA e, desse total, 79 fazem parte do projeto. Um de seus movimentos mais recentes foi a produção do conteúdo estático em português para os sites dos programas, tendo em vista a Avaliação Quadrienal 2017 da Capes. No final de 2016, a equipe do projeto produziu o conteúdo dos sites em português com base em levantamentos em plataformas, repositórios e diretórios institucionais, e o enviou para revisão dos programas participantes do projeto. Tal fluxo permitiu que, antes do final do prazo da Quadrienal, mais de 50 sites tivessem sua versão em português finalizada e publicada.

Foto Forum Pos 02A próxima etapa do projeto é atualizar esses conteúdos em português e traduzi-los para o inglês e o espanhol, visando à internacionalização dos programas. Para isso, a Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) estabeleceu um fluxo de tradução, com prioridade para os programas que possuem as maiores notas. De acordo com o pró-reitor Rômulo Angélica, a meta é que, até 2020, ano da próxima Quadrienal, todos os programas estejam com seus sites finalizados e com conteúdo traduzido.

“Destaco que este projeto não teve custo financeiro nenhum para a Universidade, o trabalho todo tem sido feito por duas equipes, com a colaboração de alunos. Instituições externas geralmente têm um custo enorme com esse tipo de serviço”, destacou o pró-reitor.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários (PPGBAIP), professor Adriano Penha Furtado, ressaltou o quão significativo foi para o programa fazer parte do projeto. “Nosso programa recebeu uma ótima avaliação na última Quadrienal, o site foi elogiado e, com certeza, contribuiu para subirmos de conceito. A minha dica para os colegas coordenadores é: não tenham medo de experimentar. Participem do projeto, leiam o manual para a inserção de conteúdo e esclareçam suas dúvidas com a equipe”.

Sobre o projeto - O projeto de padronização dos sites foi idealizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), pelo Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) e pelo Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas, do Campus de Castanhal da UFPA.

A iniciativa tem como objetivo desenvolver um padrão institucional de site para os PPGs stricto sensu da Universidade Federal do Pará (UFPA) para atender aos critérios de avaliação das agências de fomento, sistematizar o fluxo de informações dos programas para o público e vincular os domínios e identidade visual dos sites à Propesp e à UFPA.

Foto Forum Pos 03Antes da proposta do projeto, havia uma pluralidade de formatos das páginas dos programas, sendo algumas baseadas em templates de blogs e/ou páginas externas ao domínio institucional da UFPA. Além disso, em diagnóstico realizado, foram identificadas formas diversas de organização das informações dos programas, nem sempre completas e/ou atualizadas.

As novas páginas contam com uma proposta padronizada de organização de conteúdo e uma identidade visual única. Os sites são registrados com domínio de acesso vinculado ao da Propesp-UFPA e construídos por meio da plataforma Joomla! (versão 3.4.4), compatível com os padrões do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC). Os sites são trilíngues (português, inglês e espanhol) e apresentam versões para o acesso em diversos dispositivos, como tablets, smartphones etc. A plataforma utilizada para os sites é considerada de fácil manuseio e permite que os próprios PPGs realizem a inserção e a atualização de conteúdo da maneira mais independente possível.

Texto e fotos:Divulgação / Propesp