Página inicial > Ultimas Notícias > Estudos comparativos, palestras e minicursos fazem parte da agenda do Projeto Littera

• Publicado: Segunda, 07 de Maio de 2018, 14h53

projeto littera logo

Divulgar a literatura alemã e brasileira é o principal objetivo do Littera, fundado em 2013 na Casa de Estudos Germânicos da Universidade Federal do Pará. O projeto promove o estudo por meio de palestras e minicursos dentro e fora do espaço acadêmico, sempre gratuitos e com emissão de certificado. O próximo evento será realizado na XXI Feira Pan-Amazônica do Livro, dia 1º de junho. O cronograma completo pode ser conferido no site do projeto.

Um dos focos do Littera é atingir não apenas estudantes da UFPA, mas estimular o interesse e aprendizagem na área da literatura para a população em geral. “O público- alvo são os estudantes de letras, mas costumo dizer que qualquer pessoa interessada em literatura pode participar. Todos são bem vindos, o conhecimento é para todos”, conta a coordenadora do projeto, professora Patricia Cezar. Ela ressalta, ainda, a colaboração de outra instituição no projeto, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), representada por uma estudante que auxilia no desenvolvimento do site do Littera.

Estudo interdisciplinar - A 25ª edição de minicurso realizada no último mês envolveu um estudo comparativo entre os contos “João e Maria” e “Desventuras em Série”, sob a ótica do suspense na literatura infantil. Segundo a professora Patrícia Cezar, o que enriquece o Littera é a atuação em diferentes áreas, como a memória, a narratologia e a tradução, que se refletem nas palestras e minicursos oferecidos pelo projeto.

time Littera“Queremos levar ao público um pouco mais sobre obras da literatura alemã e brasileira, de modo que seja possível debater com os participantes sobre essas obras e aprendermos um pouco mais, tanto os alunos quanto nós, professoras, em clima de interação, de forma descontraída”, explica a professora.

As atividades do projeto são promovidas bimestralmente na Universidade e também em eventos externos, como a Semana da Língua Alemã e a Feira Pan-Amazônica do Livro. Os próximos eventos do projeto podem ser acessados na página do programa.

Projeto Littera
Site oficial