Página inicial > Ultimas Notícias > Fórum reúne pró-reitores de graduação em encontro regional

Fórum reúne pró-reitores de graduação em encontro regional

• Publicado: Terça, 08 de Maio de 2018, 15h15

ForGrad

O ForGRAD, fórum que reúne os pró-reitores de Graduação ou de cargos equivalentes das Instituições de Ensino Superior, realizará, em Belém, nos dias 17 e 18 de maio, o Encontro Regional Norte do Fórum de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD Norte 2018). O evento, que terá a UFPA como anfitriã, é norteado pelo tema “Formação de professores: perspectivas e desafios frente às políticas públicas de educação” e está com inscrições abertas.

Para o pró-reitor de Ensino de Graduação da UFPA,  professor Edmar Costa, e atual coordenador do ForGRAD Região Norte (2017-2018), o encontro se faz importante mediante a temática escolhida. “O fórum pretende discutir a formação de professores, tanto no que se refere ao que é praticado nas Instituições de Ensino Superior quanto ao que está proposto na assim denominada política nacional de formação de professores, do governo federal”, completa.

Em vista disso, estão previstas mesas-redondas e conferências que contarão com professores da UFPA e de outras Instituições, que vão debater e apresentar posicionamentos e diretrizes para serem apresentados na oportunidade de realização do 31º Encontro Nacional do ForGRAD 2018, que ocorrerá no período de 24 a 26 de outubro de 2018, em João Pessoa (Paraíba).

Após a saudação inicial, feita pelo professor Edmar Costa, o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reitor da UFPA, professor Emmanuel Zagury Tourinho, usará da palavra para discorrer sobre aspectos conjunturais da educação superior.

O Fórum - O ForGRAD representa o fórum que congrega os pró-reitores de Graduação, ou ocupantes de cargos equivalentes, das Instituições de Ensino Superior: universidades, centros universitários, institutos de educação, ciência e tecnologia, públicas (federais, estaduais e municipais) e privadas (comunitárias, confessionais e particulares). Tem o objetivo de discutir políticas e diretrizes básicas que permitam o fortalecimento das ações comuns e inerentes às pró-reitorias, em níveis nacional e regional, e contribuir para a formulação e a  implantação de políticas públicas de educação superior que visem ao pleno desenvolvimento do País, de forma articulada com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade civil.

Programação – No primeiro dia de evento, 17 de maio, serão realizadas as mesas-redondas “Programas Diferenciados de Formação de Professores”, com a professora Josenilda Maués, coordenadora do Fórum Nacional do Parfor  e coordenadora-adjunta do Parfor-UFPA; e o professor José Miguel Veloso, assessor especial de educação a distância (UAB/UFPA); e “Programas de Formação de Professores: Trajetórias e Desafios”, com a professora Marilena Loureiro (GEAM-UFPA , e o professor Marcio Raiol (PROEG-UFPA).

Na sexta-feira, 18 de maio, ocorre a conferência “Pedagogia universitária: formação do professor universitário”, que tem como convidada a professora Marilza Suanno (UFG). As atividades ocorrerão no auditório da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit) da UFPA.

Inscrições – Podem se inscrever pró-reitores de Graduação (ou cargos equivalentes) das Instituições de Ensino Superior do Norte do País e também estão convidados os  coordenadores de curso de graduação da UFPA. As inscrições, gratuitas, estão abertas neste link.

ForGRAD Norte 2018
Data: 17 e 18 de maio de 2018
Local: Auditório da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit) – Campus Básico da Guamá UFPA
Hora: início às 8h30
Mais informações na página do evento.

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação