Página inicial > Ultimas Notícias > Clínica de Psicologia recebe inscrições para grupos terapêuticos

Clínica de Psicologia recebe inscrições para grupos terapêuticos

• Publicado: Terça, 08 de Maio de 2018, 15h58

Clínica de Psicologia Fotos Mácio Ferreira 31072008 1 1

Estão abertas as inscrições para os grupos terapêuticos da Clínica de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). O serviço é aberto à comunidade acadêmica e externa que queira participar de diferentes grupos: terapia para mulheres vítimas de violência; trauma decorrente de assaltos; habilidades sociais para homens; terapia para casais; resgate da autoestima de estudantes negros e discentes em situação de estresse acadêmico. As inscrições vão até 30 de maio.

Os grupos foram criados com base em uma necessidade observada pela professora Nerúcia Ferreira, coordenadora dos grupos terapêuticos. Ela observou que há muitos casos de alunos vivenciando situações de estresse e dificuldades durante a vida acadêmica, e os grupos surgiram como uma forma de atender a esses alunos de maneira diferente do serviço já prestado na Clínica, que atende cada caso individualmente. O estresse acadêmico, o luto, a separação e a procrastinação foram temas de alguns dos grupos terapêuticos do ano passado.

Resultados anteriores - Segundo a professora, com a terapia, os participantes podem encontrar mecanismos para lidar com os problemas vivenciados ou descobrir maneiras de superá-los. “Os resultados foram bastante animadores no ano passado, por isso demos continuidade. Os níveis de sofrimento dos grupos eram extremamente altos e os resultados depois da intervenção foram bem melhores”, diz.

Além da superação dos quadros, a professora constatou que a capacidade de se relacionar com outras pessoas e evitar conflitos também melhorou entre os participantes. “Os que não conseguem superar o quadro, ao longo das sessões, recebem atendimento individual, posteriormente. Ninguém fica desatendido”, aponta ela. No ano passado, a equipe de terapeutas da Clínica atendeu cerca de 60 pessoas em 7 grupos diferentes.

Inscrições - Para participar da seleção basta comparecer à Clínica de Psicologia com documento de identificação e agendar a entrevista para triagem. Após a inscrição, os candidatos passam por uma entrevista com um terapeuta responsável, que avalia as necessidades e as expectativas do candidato e define qual será a melhor maneira de atendê-lo, além de analisar a capacidade de colaboração do participante com o grupo terapêutico.

Como funciona - Os grupos são conduzidos por alunos do último ano da Graduação em Psicologia, supervisionados pela professora Nerúcia Ferreira. As sessões são semanais, sempre no período da tarde, e, a cada quinzena, os participantes também recebem orientação terapêutica individual. Todo o processo dura 12 semanas. Cada grupo recebe cerca de 9 participantes e todos assinam um termo para manter sigilo das informações compartilhadas nas sessões.

Durante as sessões, os participantes contribuem para conversas e discussões grupais e são orientados na realização de vários tipos de tarefas e análises para contribuir com a superação do quadro de cada um. “É uma aprendizagem a partir da interação social. Os membros do grupo dão apoio entre eles, discutem estratégias e os terapeutas avaliam o que pode dar certo, o que pode trazer prejuízos. Isso ajuda porque pessoas que, às vezes, se sentem isoladas podem ter contato com outras que vivenciam problemas parecidos”, explica a professora Nerúcia Ferreira.

Inscrições para os grupos de terapia
Período: Até 30 de maio
Horário: Atendimento das 8h às 12h e das 13h às 18 h, na Clínica de Psicologia, próximo ao portão 2.

Texto: Mariana Vieira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Arquivo / Ascom-UFPA