Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições de propostas para o PIBIC encerram-se no dia 14 de maio

Inscrições de propostas para o PIBIC encerram-se no dia 14 de maio

• Publicado: Quinta, 10 de Maio de 2018, 14h40

destaque pibic

As inscrições de propostas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Universidade Federal do Pará (UFPA) devem ser feitas na página eletrônica do SIGAA, conforme orientações lançadas em Edital publicado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp). O prazo encerra-se no próximo dia 14 de maio.

O processo de seleção das propostas de projetos no âmbito do Pibic consiste na avaliação da produção acadêmica dos docentes. O orientador contemplado com bolsa do Pibic-CNPq poderá indicar um aluno que pertença a qualquer curso de graduação público ou privado do País, não necessariamente da Universidade Federal do Pará. O docente contemplado com as demais categorias de bolsas só poderá indicar aluno matriculado na UFPA.

A finalidade do Pibic é apoiar a criação e consolidação de grupos de pesquisa e qualificar o ensino de graduação na Universidade. Para isso, são concedidas bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica a graduandos que recebem orientação de docentes e técnicos, coordenadores ou participantes de projetos de pesquisa registrados na Instituição.

O programa deste ano compreende oito subprogramas: Pibic/UFPA, Pibic/UFPA Campi do interior, Pibic/UFPA EBTT, Pibic-AF/UFPA, Pibic-UFPA/PcD, Pibic/CNPq, Pibic-AF/CNPq e Pibiti/CNPq. Cada um tem seus critérios de participação, conforme constam no Edital de Seleção.

Para os subprogramas Pibic/UFPA, Pibic-AF/UFPA, Pibic-UFPA/PcD, Pibic/CNPq e Pibic-AF/CNPq, podem concorrer docentes e técnicos doutores do quadro permanente, professores aposentados com contrato de professor voluntário e atuação na pós-graduação stricto sensu e professores visitantes da UFPA, com contrato de trabalho registrado na Progep, desde que possuam projetos aprovados nas Unidades e atuação na pós-graduação stricto sensu.

Já no subprograma Pibic/UFPA Campi do Interior, podem concorrer apenas docentes lotados nos campi do interior, com título de mestrado ou doutorado; e para o subprograma Pibiti/CNPq, apenas docentes doutores com perfil na área desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

Para o subprograma Pibic/UFPA EBTT, poderão concorrer apenas os docentes do quadro permanente da Escola de Música (EMUFPA), Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) e Escola de Aplicação. Estes também poderão ser contemplados com bolsas dos demais subprogramas.

As bolsas - Para esta seleção, são ofertadas 610 bolsas, no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) cada, e duração de 12 meses, com vigência de agosto de 2018 a julho de 2019. Para participar do certame, o orientador deverá apresentar requisitos exigidos de acordo com cada subprograma. Para saber mais, acesse aqui o Edital.

No subprograma Pibic-AF (Ações Afirmativas), poderão ser contemplados com bolsa apenas graduandos que ingressaram na UFPA por meio de ações afirmativas (Pibic-AF/CNPq), ou que se encontrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, cadastrados na Superintendência de Assistência Estudantil da UFPA (SAEst).

A incorporação da nova categoria de bolsa Pibic-UFPA PcD contemplará apenas graduandos que ingressaram na UFPA por meio das cotas para pessoas com deficiência, ou PcDs que se encontrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, cadastrados na Superintendência de Assistência Estudantil da UFPA (SAEst).

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA