Página inicial > Ultimas Notícias > Evento debate o fortalecimento de museus comunitários no Pará

Evento debate o fortalecimento de museus comunitários no Pará

• Publicado: Quinta, 10 de Maio de 2018, 15h25

Exposição Transformações Museu Goeldi Foto Suellen Dias

Com o objetivo de refletir, discutir e propor ações para fortalecer os museus de base comunitária na Amazônia, começa nesta segunda-feira, 14, em Belém, o primeiro Encontro de Ecomuseus, Pontos de Memória e de Cultura e Museus Rurais do Pará. Iniciativa interinstitucional inédita, o evento foi organizado para estimular o trabalho em rede e valorizar a ideia do patrimônio como bem cultural e instrumento político transformador da sociedade.

“Ao falarmos desses quatro tipos de museus (ecomuseus, pontos de memória, pontos de cultura e museus rurais), queremos dar visibilidade as iniciativas que estão sendo feitas no Pará. É uma forma de articular e fortalecer o movimento museológico, compartilhando a experiência de instituições já consolidadas com os grupos que estão começando”, afirma Lúcia Santana, chefe do Serviço de Educação do Museu Paraense Emílio Goeldi e uma das organizadoras do evento.

Programação – Serão seis dias intensos de conferências, mesas-redondas, rodas de conversa, visitas guiadas, exposições e apresentações culturais, que vão movimentar diferentes espaços da cidade. A abertura oficial com representantes das instituições realizadoras do evento será nesta segunda-feira, 14, às 9h, no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi.

Ao longo da semana, as atividades vão ocorrer em diferentes pontos: Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, Escola Estadual Mário Barbosa (Terra Firme), Auditório do Centro de Ciências Sociais e Educação da UEPA e Sesc Boulevard. Na quarta-feira, 16, os participantes vão poder visitar os museus do Sistema Integrado de Museus, vinculado à Secretaria de Estado de Cultura (Secult). A programação encerra-se no sábado, 19, com um roteiro patrimonial na Ilha de Cotijuba (PA). O objetivo dos organizadores é criar um fórum para congregar os museus de base comunitária no Pará. Baixe o folder e acesse toda programação.

Inscrições – As inscrições são gratuitas, com direito a certificado, e podem ser feitas nos locais das atividades ou por meio do site do evento. Qualquer dúvida ou mais informações devem ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Os interessados em participar do Roteiro Patrimonial de Visitação, que será realizado em Cotijuba, devem entrar em contato no número (91) 98076-0061. Essa é a única atividade em que será cobrada uma taxa, voltada para o transporte e a alimentação dos inscritos.

Realização e apoio – O evento é uma realização do Museu Paraense Emílio Goeldi, Ecomuseu da Amazônia, Ponto de Memória da Terra Firme, Ponto de Cultura Ninho do Colibri (Outeiro-PA), Grupo de Pesquisa em Educação e Meio Ambiente da Universidade do Estado do Pará (GRUPEMA-UEPA) e Rede de Educadores em Museus do Pará.

Entre os apoiadores estão SESC, Sistema Integrado de Museus e Memoriais/SECULT, Escola Bosque, Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus, Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares da Universidade Federal do Pará, Universidade do Estado do Pará, Instituto Brasileiro de Museus e Ministério da Cultura.

Semana de Museus – Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus e em alusão ao Dia Internacional de Museus, celebrado no dia 18 de maio, a Semana de Museus chega a sua 16ª edição com o tema Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos. De 14 a 20 de maio, 1130 museus do Brasil realizam as mais diversas atividades como visitas guiadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outras, buscando promover, divulgar e valorizar as instituições museais do país além de fortalecer sua relação com a sociedade. No Pará, estão previstas atividades em 20 instituições distribuídas nas cidades de Altamira, Belém, Itaituba, Marabá e Santarém. Para saber a programação completa, acesse o site.

Texto: Phillippe Sendas – Assessoria Museu Goeldi
Foto: Divulgação / MPEG