Página inicial > Ultimas Notícias > Campanha de vacinação contra a gripe é bem-sucedida no Complexo Hospitalar

Campanha de vacinação contra a gripe é bem-sucedida no Complexo Hospitalar

• Publicado: Sexta, 11 de Maio de 2018, 14h53

CAPA Vacinação Hospitais Universitários 1

Mais de 1.200 pessoas que atuam nos hospitais Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foram imunizadas contra a influenza. A ação, realizada nas últimas duas semanas pela Unidade de Segurança e Saúde do Trabalhador (USST), faz parte do calendário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2018, coordenada no Pará pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) e segue até o dia 1º de junho. Para os organizadores, o serviço nos HUs foi um sucesso, com a participação expressiva do público-alvo, trabalhadores, alunos e residentes.

A médica do Trabalho da USST, Iolvanda Callado, destacou a participação do público mais jovem, ou seja, alunos de graduação e residentes. "Esse grupo aderiu bem e está dentro do que público estimado. Esperávamos mais a participação dos funcionários, que, por serem da área de saúde e trabalharem em outros lugares, devem ter tomado a vacina em outro local de trabalho", disse.

Vacinação Hospitais Universitários 4Segundo ela, outro ponto importante foi o preenchimento do cadastro de quem se vacinou, fornecendo informações profissionais e da saúde, consideradas importantes para subsidiar o MS em trabalhos estatísticos, assim como a USST em relação aos seus planos de ação.

A mobilização contou com a parceria da Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente e Divisão de Enfermagem, vinculados ao Complexo Hospitalar e com o apoio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Belém (Sesma) e do Setor de Transporte da UFPA.

Cuidado – Quem pensa que médico só aconselha tomar a vacina, o coordenador Clínico da Unidade de Informações Toxicológicas (CIT)/HUJBB, Pedro Pardal, foi um dos primeiros a ir ao Centro de Estudos do Barros Barreto e fazer a imunização. "Acho que todo mundo deve ser vacinado, porque o melhor remédio é a prevenção, no caso da gripe principalmente, porque pode levar a óbito. Não dói, não faz mal, são só benefícios", enfatizou.

Vacinação Hospitais Universitários 2O agente de portaria do Barros Barreto Romildo de Souza também não quis perder a oportunidade. Para ele, ao oferecer a vacina aos funcionários, a gestão demonstrou o cuidado com todos e facilitou que se deslocassem para outras unidades.

A bolsista do HUBFS Karina Soares revelou que, pela primeira vez, participou da imunização e comenta que só foi possível por estagiar em um ambiente hospitalar. Ela comentou "que isso a fez redobrar o cuidado com a saúde e, por ser no hospital, facilitou bastante, porque não teria tempo de ir em um posto".

Vacinação Hospitais Universitários 3Na opinião da técnica de enfermagem da Unidade de Oftalmologia do Bettin Ferro Maria Eulália Cabral, vacinar contra a gripe é importante, porque os profissionais são suscetíveis à doença e, "desde quando eu comecei a fazer a vacina, a minha resistência melhorou muito. Por isso, à espera dessa vacina, porque aqui as pessoas se conhecem e essa proximidade tira o medo da gente".

Ebserh - Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no País, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Texto e fotos: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, e Silvia Giese – Bolsista da Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.