Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições para o Enem 2018 se encerram em 18 de maio

Inscrições para o Enem 2018 se encerram em 18 de maio

• Publicado: Sexta, 11 de Maio de 2018, 15h38

ENEM 2018 3

Este ano, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prova necessária para concorrer ao processo seletivo da Universidade Federal do Pará (UFPA), terá a duração de apenas duas semanas. As inscrições vão até o dia 18, sexta-feira, e podem ser feitas somente por meio da internet, no site do Exame. O valor da taxa de inscrição é de R$ 82. As provas serão nos dias 4 e 11 de novembro.

O pró-reitor de Ensino de Graduação da UFPA, professor Edmar Costa, reafirma a importância do exame para quem deseja entrar na universidade. “O Enem é importante, pois é o processo de entrada para a maior instituição de ensino superior do Norte do País, além de permitir que estudante participe de outros processos, como o Sistema de Seleção Unificado (SiSU), o ProUni, entre outros”, completa.

Isenção - Este ano, os estudantes que desejam isenção da taxa de inscrição tiveram que solicitar a isenção antes do período de inscrição. O professor Edmar explica que, para o processo seletivo da UFPA, os candidatos devem pedir isenção no momento da inscrição, conforme será disponibilizado no edital. “São isentos do pagamento da taxa de inscrição todos os alunos cotistas e candidatos que estudaram todo o ensino médio em escola pública ou em escola privada, com bolsa integral”, reforça.

Nome social - Os estudantes que desejarem podem solicitar o atendimento pelo nome social para participar do Enem. Nesses casos, o período de inscrição é diferente, de 28 de maio até 3 de junho. No processo seletivo da UFPA, a  Comissão Permanente de Processos Seletivos (Coperps) ainda decidirá os procedimentos que deverão ser realizados nesses casos, e as informações estarão presentes no edital que será lançado.

O pró-reitor espera que os futuros candidatos no processo seletivo da UFPA façam uma prova com tranquilidade, que usem bem os conhecimentos adquiridos durante os anos trilhados na educação básica, e reafirma a importância da escolha consciente do curso na universidade. “É interessante que investissem bastante tempo a diagnosticar sua indicação vocacional, para que possam, assim, escolher com maior grau de sucesso o seu curso de graduação, por meio do qual poderão continuar seu desenvolvimento em direção à formação cidadã de qualidade”, afirma.

Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA