Página inicial > Ultimas Notícias > Edição de maio do Café Philo debate a “performance” e as teorias de Richard Schechner

• Publicado: Sexta, 25 de Maio de 2018, 17h03

Café Philo Performance

Performance é o tema da próxima edição do Café Philo, evento realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A atividade será realizada neste domingo, dia 27, e contará com a presença do professor Beto Benone, da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA). A programação é gratuita e emitirá certificado de carga horária aos participantes.

O Café Philo é realizado mensalmente e, segundo a coordenadora do evento, professora Jovelina Ramos, sempre são discutidos temas polêmicos ou pouco tratados no espaço acadêmico. “A meta é levar o debate filosófico para fora da sala de aula, mostrando a intertextualidade da Filosofia com discursos afins, para gerar um debate profícuo entre a plateia e o debatedor convidado”, afirma a profeessora.

Performance - De acordo com Jovelina ramos, o objetivo de discutir esse tema é atualizar o debate e a amplitude de abordagens em torno da questão. O convidado é o professor Beto Benone, que vai debater as teorias de Richard Schechner sobre performance, além de abordar a cultura popular e o carnaval. “A Performance é um tema já delineado na filosofia grega e encontra seu espaço nas teorias estéticas contemporâneas. Contudo o viés interpretativo é amplo e se estende ao teatro, à pintura e à própria literatura”, esclarece a professora.

Outras edições - Nas últimas edições, o Café Philo abordou diversas  temáticas, como misoginia, feminismo, assédio, abordagens de natureza filosófica, como experiência estética, arte, filosofia, poesia, música, mentira, e ainda aspectos de natureza política, como justiça, liberdade, poder, sedução, traição e vingança. Dialogar com áreas afins e observar o envolvimento do público é prazeroso. A proposta de levar a Filosofia para além do contexto tradicional em que ela se insere é muito instigante. Queremos integrar, cada vez mais, discursos variados, que suscitem a reflexão, pelos mais diversos contextos”, completa a professora Jovelina.

Café Philo - Performance
Data: Domingo, 27 de maio de 2018
Hora:17h
Local: Espaço Anima - Av. Rômulo Maiorana, 1532, entre Tv. Barão do Triunfo e TV. Mauriti apt. 1602