Página inicial > Ultimas Notícias > Professor da UFPA lança livro sobre rede coletora de esgoto sanitário

Professor da UFPA lança livro sobre rede coletora de esgoto sanitário

• Publicado: Terça, 29 de Maio de 2018, 14h58

rede esgoto

O professor José Almir Rodrigues Pereira e a professora Jaqueline Maria Soares da Silva, do Grupo de Pesquisa Hidráulica e Saneamento (GPHS) da Universidade Federal do Pará (UFPA), acabam de lançar a terceira edição do livro Rede Coletora de Esgoto Sanitário: projeto, construção e operação. O livro é indicado para alunos interessados na infraestrutura de saneamento das cidades e, além de discutir o tema, traz exemplos práticos de projeto e dimensionamento da rede coletora de esgoto sanitário.

Capa 3a edSegundo o professor José Almir, é importante discutir essa temática, pois a coleta do esgoto ainda é problema presente em muitos municípios brasileiros. “Trazer informações que venham capacitar os atuais e futuros profissionais é essencial para a mudança dessa realidade, sendo o primeiro passo para a solução desse grave problema”, explica.

O autor ainda destaca que uma característica importante do livro é justamente ter exemplos práticos. “O relacionamento dos aspectos teóricos com as práticas cotidianas é um diferencial do livro, pois permite que os alunos adquiram conhecimentos de forma direta e simples, o que, naturalmente, facilitará o futuro desenvolvimento das atividades profissionais.”

A publicação traz informações, também, sobre a estação elevatória de esgoto, o orçamento e as peças gráficas do projeto de engenharia, que são importantes para o entendimento da sequência e da qualidade a ser adotada nessa atividade técnica. E conta, ainda, com informações relacionadas aos aspectos construtivos e de manutenção da rede coletora de esgoto, que são importantes para os interessados em obras e na gestão dessa unidade do sistema de esgotamento sanitário.

3ª edição de Rede Coletora de Esgoto Sanitário: projeto, construção e operação
O livro pode ser adquirido nas Livrarias da UFPA e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Também poderá ser obtido no espaço destinado ao NAEA/UFPA, na Feira Pan-Amazônica.

Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA