Página inicial > Ultimas Notícias > Espaço Mirante do Rio se transforma em “página de jornal” com exposição de charges do cartunista LuizPê

• Publicado: Terça, 29 de Maio de 2018, 20h06

Exposição mirante1

Que a UFPA possui um museu, isso todo mundo já sabe, mas já imaginou o hall do espaço Mirante do Rio sendo usado como uma “galeria” de artes? Pela primeira vez o espaço de ensino é usado como local de exposição para obra de um artista profissional, intitulada “A arte do cartunista LuizPê”. Como o próprio nome já diz, as obras pertencem ao cartunista Luiz Antônio Farias de Pinto, mais conhecido como Luizpê. A exposição faz parte da trajetória de um dos artistas paraenses do humor gráfico mais conhecidos do país, que completa 50 anos de carreira em 2018.

Luiz já desenhou para jornais de grande circulação no estado e trabalha atualmente no “Jornal Pessoal”, onde suas charges estampam a primeira capa do jornal. A exposição artística, que iniciou no dia 24 de abril e fica disponível até esta quarta-feira, 30 de maio, teve como primeiro momento a realização de uma roda de conversa descontraída entre os alunos e o artista.

Aproximadamente 100 cartuns (reproduções digitais), provenientes do acervo do Museu da UFPA e do acervo do autor, estão dispostos em painéis espalhados pelo prédio Mirante do Rio. As charges abordam, de maneira irreverente, temas críticos da sociedade como a corrupção política, a miséria e cenas triviais do cotidiano. Todas retratadas com humor e dinamismo.

Luizpê

Iniciativa - A exposição é uma iniciativa do Projeto de Extensão “Confronto de Ideias”, coordenado pela professora Marly Gonçalves da Silva, da Faculdade de Ciências Sociais, que uniu o debate sociológico a uma linguagem mais artística, por meio das charges de Luiz. “Embora seja um projeto da área de Ciências Sociais e não de Artes Visuais, Cênicas ou Literárias, temos como objetivo trazer essas linguagens artísticas para dialogar com a  sociologia crítica. Nos Seminários que programamos, sempre procuramos valorizar a linguagem artística naquilo que ela tem de questionadora da sociedade, de seus dilemas, conflitos, problemas sociais e políticos”, afirma a idealizadora do projeto.

Não é a primeira vez que a professora propõe associar temas sociais à arte. No ano passado, por meio de um Seminário que rememoramos os 100 anos da Revolução Russa, os participantes produziram uma peça teatral em que puderam refletir sobre o significado da revolução, por meio de uma linguagem artística associada à Sociologia, Filosofia e Historiografia. A exposição foi bem aceita pela comunidade acadêmica e atraiu olhares de quem frequenta o local diariamente.

O estudante de História, Matheus Lisboa, aprovou o uso do espaço como galeria de arte e sugeriu que a iniciativa continuasse. “Interessante termos essa exposição aqui, pois temos um espaço muito grande. Se a gente for parar pra pensar o espaço do Mirante é muito ocioso, é importante que ele seja ocupado com arte”, relata o estudante. Matheus também sugere que o espaço seja usado para expor obras de artistas locais e da Universidade.

Exposição mirante2Continuação - Uma boa notícia para quem gostou da exposição é que a proposta “A arte do cartunista Luiz Pê” terá continuidade, expondo a importante coleção de cartuns do Museu da UFPA e outras coleções nos espaços do Mirante, dentro de uma linha de Museologia itinerante. Os painéis utilizados na mostra de arte, agora fazem parte do patrimônio da Universidade, garantindo ainda mais a difusão artística no Espaço do Mirante.

Uma nova roda de conversa com o cartunista também está confirmada e desta vez o assunto será o processo criativo e as mudanças trazidas pelas inovações tecnológicas. Com a participação de mais dois cartunistas, Walter Pinto e Paulo Emanuel. Para quem ainda não conhece os artistas essa será uma grande oportunidade.

Realização - Fazem parte da equipe realizadora da exposição aa professora Marly Gonçalves da Silva e o fotógrafo Patrick Pardini. A Curadoria coletiva foi feita pelo próprio Cartunista, juntamente com Patrick Pardini e o cartunista Walter Pinto. As charges originais foram digitalizadas por Adeilson Pereira do Museu da UFPA

A exposição tem apoio da Reitoria da UFPA da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), do Espaço de Ensino Mirante do Rio e do Museu da UFPA.

Exposição “A arte do cartunista LuizPê”

Local: Mirante do Rio
Data: até 30 de maio
Todas as charges estão disponíveis para venda no local da exposição ou pelo Facebook.
Mais informações: facebook.com/cartunistaluizpe
Mediante colaboração voluntária dos amigos do cartunista foi possível colocar à venda as charges por um preço acessível aos estudantes.

Texto: Rebeca Rocha - Assessoria de Comunicação da UFPA

Fotos: Nayana Batista