Página inicial > Ultimas Notícias > Nova gestão toma posse no Instituto de Geociências (IG) da UFPA

Nova gestão toma posse no Instituto de Geociências (IG) da UFPA

• Publicado: Quarta, 30 de Maio de 2018, 15h19

29.05.2018 Posse do IG Foto Alexandre de Moraes site

Em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira, 29 de maio, uma nova gestão teve início no Instituto de Geociências (IG) da UFPA, com a posse dos professores Arnaldo de Queiroz da Silva e Cristiano Mendel Martins, como diretor-geral e diretor-adjunto, respectivamente. Os novos diretores substituem os professores João Batista Miranda e Evaldo Raimundo da Silva, que ficaram à frente do IG por oito anos. A posse ocorreu no auditório do Instituto, no Campus Básico.

Participaram do ato de posse o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; o vice-reitor, Gilmar da Silva; os pró-reitores Edmar Costa (Proeg), Nelson Souza Júnior (Proex), Rachel Borges (Proplan) e Rômulo Angélica (Propesp), o diretor-presidente da Sociedade Brasileira de Geologia-Norte, Paulo Gorayeb, além de representantes de diversos institutos e Faculdades da UFPA e familiares dos novos diretores.

A cerimônia teve início com discurso de despedida de João Batista Miranda, que agradeceu a administração superior, professores, servidores técnico-administrativos, alunos e terceirizados que ajudaram durante toda a sua gestão, e se mostrou satisfeito com o legado deixado. Já o ex diretor-adjunto, Evaldo Raimundo da Silva, deixou uma mensagem com desejo de sucesso para a nova diretoria que assume.

29.05.2018 Posse do IG Foto Alexandre de Moraes site2Nova Diretoria - Pós- doutorado em Ciências Exatas e da Terra e professor da UFPA desde 2010, o novo diretor-adjunto se mostrou grato pela oportunidade de encarar um desafio novo e atento à importância histórica do Instituto de Geociências.  “Embora as circunstâncias (econômicas) não sejam as melhores, eu tenho a esperança de que vamos conseguir contribuir institucionalmente e também na construção do conhecimento que nós somos referência. Estamos inseridos em uma sociedade na Amazônia e na sua história. Ainda temos espaço para avançar na nossa contribuição para a sociedade”, enfatizou Cristiano Martins.

Para o novo diretor geral do Instituto de Geociências, Arnaldo Queiroz da Silva, pró-atividade e responsabilidade devem ser as palavras norteadoras para que a sequência do trabalho realizado no IG, até o momento, seja igualmente grandiosa. Ele é doutor em Sensoriamento Remoto, já atuou como docente em diversas Instituições de Ensino Superior, é professor da UFPA desde 2011 e estava na direção na Faculdade de Geologia antes de assumir o Instituto de Geociências para o período 2018-2022. “Para nós, a grande alegria se dará daqui a 4 anos, quando nós entregarmos para a próxima administração um Instituto mais fortalecido, mais integrado e mais efetivo”, ressaltou o novo diretor.

29.05.2018 Posse do IG Foto Alexandre de Moraes site5Instituto de Geociências - Ao dar posse aos novos diretores, o reitor Emmanuel Tourinho fez questão de ressaltar a importância histórica do IG na Universidade Federal do Pará. “O Instituto de Geociências começa hoje uma nova etapa de uma história que tem sido brilhante, exitosa e muito importante para a edificação da UFPA. Aqui nasceu a pós-graduação da Universidade, daqui saíram muitas lideranças que foram fundamentais para que a UFPA hoje seja esta Instituição capaz de responder de modo tão abrangente e tão eficiente às demandas da nossa sociedade”, lembrou o reitor.

Sobre a nova gestão, ele ressaltou a responsabilidade que cada um terá que assumir para que o avanço continue. “Nós estamos em uma região que é estratégica para o Brasil e vocês estão em um Instituto que mantém programas de pós-graduação que estão intimamente ligados à realidade regional. Com responsabilidade e cooperação, certamente vamos conseguir, ao longo dos próximos anos, conquistar para a UFPA novas e importantes realizações”.

29.05.2018 Posse do IG Foto Alexandre de Moraes site6Em relação à responsabilidade de fazer parte da história de um Instituto tão significativo para a região, Arnaldo de Queiroz, diretor empossado, afirmou: “Quando nós aceitamos o desafio de colocar os nossos nomes para a comunidade do Instituto de Geociências, nós tínhamos plena consciência de que isso significava grande responsabilidade. Responsabilidade com a história do Instituto, que tem uma marca muito forte e uma inserção forte regional como polo de desenvolvimento estratégico, como gerador de conhecimento e como formador de recursos humanos”, completou.

Texto: Maissa Trajano – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes