Página inicial > Ultimas Notícias > Encontro de pró-reitores debate formação de professores e os desafios frente às políticas de educação

• Publicado: Quarta, 30 de Maio de 2018, 15h12

17.05.2018 Abertura do Forum de Graduação Foto Alexandre de Moraes site4

Nos dias 17 e 18 de maio, assuntos relativos ao tema "formação de professores e as perspectivas e desafios frente às políticas públicas de educação"  foram debatidos durante o Encontro Regional Norte do Fórum de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD Norte 2018), no  Auditório do Capacit, Campus Guamá da UFPA. O evento, realizado pela primeira vez em Belém, contou com a participação de representantes de Instituições de Ensino Superior do Pará, Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rondônia e Roraima. O Fórum teve como objetivo debater a formação de professores, tendo em vista o que está proposto pela política do Governo Federal para a área.

Na abertura do evento, o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, expôs sobre aspectos conjunturais da Educação Superior brasileira, dentre os quais, problemas relacionados à formação de professores, identificados pelas universidades, à Capes e ao MEC.  "Nós estamos muito preocupados com a necessidade de serem repensados aspectos fundamentais que afetam a Educação Básica, sendo um deles a formação de professores", pontuou.

17.05.2018 Abertura do Forum de Graduação Foto Alexandre de Moraes site3Há a expectativa de que as mudanças que já estão acontecendo gradualmente no modelo de avaliação dos cursos possam também avançar em relação aos programas de graduação voltados para a formação de professores. "Nós estamos passando por um processo de mudanças dinâmicas na sociedade, nos processos de formação, na produção de conhecimento, no acesso ao conhecimento e no exercício de funções sociais diversas. É tendo em conta isso que já estamos discutindo nas universidades a importância de mudar o nosso sistema de formação tradicional", explicou o reitor.

Para a pró-reitora de Ensino da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Ruth Helena Bittencourt, é pertinente que este debate seja realizado como uma forma de contribuição para a política de educação no Brasil. "O tema do ForGRAD Norte está sendo bastante discutido nacionalmente. Eu acredito que aqui vamos gerar frutos produtivos que levaremos para as nossas instituições", afirmou.

Temática – O pró-reitor de Ensino de Graduação da UFPA e coordenador do evento, Edmar Costa, afirmou: "Nós precisamos de professores e por isso é muito importante discutir tanto as políticas nacionais que estão sendo estabelecidas para a formação docente, como as que já estão sendo praticadas pela instituição". A preocupação se justifica pelos índices alcançados atualmente pelo Brasil, pois, em relação à Educação Básica e ao Ensino Superior, os números são tímidos se comparados aos de países desenvolvidos.

17.05.2018 Abertura do Forum de Graduação Foto Alexandre de Moraes site2Programação – No primeiro dia do evento, pela manhã, foi promovida a mesa-redonda "Programas Diferenciados de Formação de Professores", com a professora Josenilda Maués, coordenadora do Fórum Nacional do Parfor e coordenadora-adjunta do Parfor-UFPA, e o professor José Miguel Veloso, assessor especial de educação a distância (UAB/UFPA).

No período da tarde, ocorreu o debate "Programas de Formação de Professores: Trajetórias e Desafios", com as professoras Wilma de Nazaré Baia Coelho (PROEG/UFPA) e Marilena Loureiro (GEAM-UFPA), e o professor Marcio Raiol (PROEG-UFPA). Na sexta-feira, 18 de maio, ocorreu a conferência "Pedagogia universitária: formação do professor universitário", com a professora Marilza Suanno (UFG). A Plenária Final produziu o documento a ser apresentado no encontro nacional.

Edição nacional – O Encontro Nacional do ForGrad 2018 irá ocorrer em João Pessoa, na Paraíba, nos dias 24, 25 e 26 de outubro. Apesar de ter uma temática específica, que em 2018 é "Diversidade na Educação Superior: há possibilidade de uma identidade nacional?", o evento receberá todas as contribuições geradas em cada um dos encontros regionais (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste) para que sejam consideradas e debatidas.

Texto: Divulgação
Fotos: Alexandre de Moraes