Página inicial > Ultimas Notícias > Instituições de Educação Superior e Pesquisa do Pará assinam Termo de Cooperação Técnica com a BioTec-Amazônia

• Publicado: Sexta, 01 de Junho de 2018, 15h19

07.05.2018 Forum de coordenadores na UFRA Foto Alexandre de Moraes 20

A terceira reunião anual do Fórum de Instituições de Educação Superior e Pesquisa do Pará foi marcada pela assinatura de Termo de Cooperação Técnica com a Organização Social BioTec-Amazônia, gestora do Programa Biopará, vinculada ao governo do Estado, para a promoção do uso sustentável da biodiversidade estadual e regional. Das onze instituições que compõem o fórum, seis já firmaram o convênio: a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), a Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Universidade da Amazônia (UNAMA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e o Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa).

Durante o encontro, realizado no início do mês de maio, na sala dos Conselhos Superiores da UFRA, o presidente da BioTec-Amazônia, José Seixas Lourenço, fez a apresentação institucional da organização, destacando a ideia do trabalho em rede, articulado com a Academia, as comunidades tradicionais e o setor empresarial, tendo como áreas prioritárias de atuação a de alimentos, a de biocosméticos e a de fitoterápicos e fitofármacos.

07.05.2018 Forum de coordenadores na UFRA Foto Alexandre de Moraes 14“Trata-se de um dos objetivos estratégicos no contrato de gestão que nós firmamos com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, no qual constam cinco eixos estratégicos, sendo o primeiro justamente uma governança inovadora, capaz de fazer novas articulações institucionais, seja com as universidades, seja com os institutos de pesquisa, seja com o setor empresarial, seja com a própria sociedade, com as comunidades tradicionais”, afirmou José Lourenço.

Para o reitor da UFRA, Marcelo Botelho, a apresentação da BioTec-Amazônia na reunião do fórum aproxima as universidades e os centros de pesquisa da região de um tema gerador, que é a biodiversidade. “Nessa exposição, ficou claro de que forma podemos interagir tanto para proteger esse patrimônio da Amazônia como para gerar riqueza para essa região, não só riqueza financeira, mas também intelectual e cultural”.

Segundo o presidente em exercício do fórum e reitor do Cesupa, Sérgio Mendes, a assinatura do Termo de Cooperação com a BioTec-Amazônia demonstra o desdobramento das reuniões anteriores de forma muito positiva. “Este Termo assinado hoje com as instituições faz parte do Protocolo de Intenções que celebramos com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica. Começamos a perceber as estratégias traçadas sendo desdobradas em ações. Acho que o próximo passo é que essas cooperações bilaterais com a BioTec-Amazônia comecem a se transformar em planos de ações de projetos específicos”.

07.05.2018 Forum de coordenadores na UFRA Foto Alexandre de Moraes 11Identidade visual – Representantes das equipes de Assessorias de Comunicação das Instituições apresentaram, durante a reunião, a proposta de uma nova sigla e da logomarca do fórum. Aprovada por unanimidade, fica instituído como FIESPA a sigla do fórum de Instituições de Educação Superior e Pesquisa do Pará. “Em duas reuniões das equipes das Assessorias, discutimos a proposta de uma nova sigla que facilitasse a identificação do fórum e uma logomarca para a identificação visual, a qual irá acompanhar todos os materiais de divulgação”, informou a publicitária Priscila Santos, da Ascom/UFPA.

De acordo com a designer Josi Mendes, da Ascom/UEPA, o conceito da marca está diretamente relacionado ao propósito do fórum, que é a cooperação entre instituições de educação e de pesquisa em prol do desenvolvimento sustentável do Pará. “Essas Instituições são formadas por pessoas – pesquisadores e professores – que se articulam em uma rede de parcerias para a promoção de melhorias na qualidade de vida da população paraense. Por isso o símbolo que compõe a marca remete à ideia de uma engrenagem formada por pessoas, em que todos os elementos (Instituições/pessoas) estão integrados e em movimento”, explicou.

Ações dos GTs - A programação do fórum seguiu com a apresentação dos representantes da UEPA e da UFRA sobre as ações desenvolvidas por essas instituições no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão. Entre os Grupos de Trabalho da Fiespa, o GT de Extensão anunciou a realização do I Encontro de Gestores de Extensão, marcado para o dia 18 de junho, na UFRA. O Encontro do GT de Pesquisa e Pós-Graduação será no segundo semestre de 2018, na UFPA, ainda com data a definir.

A próxima reunião da Fiespa está agendada para o dia 25 de junho, no Instituto Federal do Pará (IFPA), ocasião em que será discutido o resultado do I Encontro de Gestores de Extensão e definidas as atividades dos GTs de Ensino e de Pesquisa e Pós-Graduação.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA

Fotos: Alexandre Moraes