Página inicial > Ultimas Notícias > Semana do Meio Ambiente discute o papel do espaço urbano na busca pela sustentabilidade

• Publicado: Sexta, 01 de Junho de 2018, 16h51

Final Banner horizontal XXVII Semana do Meio Ambiente do NUMA

Com o objetivo de promover uma discussão sobre temas atuais acerca dos problemas ambientais, a XXVII Semana do Meio Ambiente pretende envolver a comunidade acadêmica na reflexão sobre o papel das cidades na busca da sustentabilidade. O evento ocorre nos dias 4 e 5 de junho, no Núcleo de Meio Ambiente (NUMA), com o tema “Meio ambiente e cidades: entendendo o passado, construindo o futuro".

A XXVII Semana do Meio Ambiente é realizada pelo Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) e pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) da Universidade Federal do Pará (UFPA). De acordo com o professor doutor Sérgio Cardoso de Moraes, diretor do Núcleo de Meio Ambiente, a realização do evento está de acordo com o papel da Universidade de universalizar o conhecimento.  “Esperamos estimular a reflexão e compreensão da importância das cidades no contexto ambiental”, afirma o professor Sérgio.

Programação – A programação inclui discussões, palestras, conferências e apresentação de banner. Haverá, ainda, as oficinas ”Coletor de Água da chuva” e “Hidroponia Solar Compacta”, com limite de 12 vagas para cada uma e com inscrições realizadas presencialmente no NUMA. Para participar das demais atividades, não é necessário inscrições.  As atividades complementares para os que participarem da conferência, dos debates e das palestras terão certificação de 12h, e de 2h para os que participarem de cada oficina.

A primeira oficina “Coletor de água da chuva” busca estimular o reaproveitamento da água pluvial, em razão de a região ser privilegiada com precipitação de água praticamente o ano todo. A segunda, ”Hidroponia solar compacta”, é um investimento recente do NUMA, que visa à produção alimentar livre de agrotóxicos, assim como o estímulo a uma relação sustentável com o meio ambiente.

“Na perspectiva da tecnologia social, as oficinas ofertadas visam promover e estimular os participantes a buscar alternativas sustentáveis diante de recursos naturais no espaço urbano”, explica o professor Sérgio.

Lançamento de livros - Um dos destaques da programação da Semana do Meio Ambiente será o lançamento de dois livros (um físico e um e-book) pela Editora do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA/UFPA). O livro Cidades, comunidades e territórios: problemas socioambientais, ações sustentáveis e reordenamento territorial é uma coletânea desenvolvida por discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM).

Ele trata de temas ligados a problemas socioambientais urbanos e rurais, além de demonstrar as preocupações futuras, compreendendo a necessidade de buscar alternativas para solucioná-los. A obra é organizada pelos professores Gilberto de Miranda Rocha, Rodolpho Zahluth Bastos, Maria do Socorro Almeida Flores, Ronaldo Lopes Rodrigues Mendes, e faz parte da Série Estudos do NUMA, Nº 20.

O e-book "A sustentabilidade do sistema de abastecimento de água: da captação ao consumo de água em Belém" também será exposto. Ele aborda a história, a estrutura e o funcionamento do sistema de abastecimento da cidade, o seu consumo e as peculiaridades.

O livro de autoria de Norbert Fenzl, Ronaldo Lopes Rodrigues Mendes e Lindemberg Lima Fernandes (ITEC/FAESA) foi lançado em 2010 e, agora, na versão e-book possibilita novas formas de acesso à produção acadêmica. A obra ficará disponível para download no site do NUMA.

XXVII Semana de Meio Ambiente

Data: 4 e 5 de julho
Horário: Início às 9h
Inscrições presencialmente somente para as oficinas