Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Belém recebe XI Encontro Regional de História
Início do conteúdo da página

Belém recebe XI Encontro Regional de História

  • Publicado: Sábado, 02 de Junho de 2018, 16h41

ANPUH

Será realizado em Belém, nos dias 27, 28 e 29 de junho de 2018, o XI Encontro Regional de História. O evento é uma realização da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). O encontro conta com o apoio da Associação Nacional de História (ANPUH) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem como proposta promover o debate acerca de duas áreas específicas do conhecimento histórico: a escrita da história e o seu ensino.

A programação é destinada para professores de História dos ensinos básico e superior e para alunos de graduação e pós-graduação na área. As inscrições podem ser feitas no site do evento até 26 de junho, e no dia 27, durante o credenciamento na UEPA-Djalma Dutra. Estudantes que possuem vínculo de bolsista Saest têm inscrição gratuita. Será emitido certificado de carga horária de 30 horas.

Segundo a presidente da ANPUH-Pará e organizadora do evento, professora Edilza Fontes, com foco em promover uma interface da história diante das possibilidades de pesquisa na Região Amazônica, “o objetivo do evento é debater as perspectivas historiográficas desenvolvidas por historiadores e professores de História sobre a Região Amazônica, bem como fazer o enlace com as pesquisas desenvolvidas por especialistas, em nível nacional, dentro da nossa área de conhecimento”, destaca.

Programação – No dia 27, o evento ocorrerá no Auditório Paulo Freire, na UEPA, e nos dias 28 e 29, será em diversos espaços da UFPA. A programação inclui debates, mesas e conferências com a participação de diversos especialistas das áreas do conhecimento histórico, como a história indígena, a história africana na Amazônia, as relações de gênero no ensino e na pesquisa histórica, as interfaces entre História, Música e Historiografia no Brasil e na Amazônia, entre outros.

Também serão discutidas questões como a reforma do ensino médio e a proposta de uma Base Nacional Curricular Comum. Segundo a professora Edilza, é importante discutir essas questões educacionais no âmbito nacional, principalmente  com os estudantes. “É necessário fazer uma reflexão sobre as pesquisas que estão sendo desenvolvidas na área do ensino de História em relação ao currículo pensado pelo Ministério da Educação, assim como fazer um debate com a historiografia amazônica produzida em diversas temporalidades históricas”, afirma.

Simpósios Temáticos – Estudantes e pesquisadores podem enviar trabalhos para os simpósios temáticos do evento, que são espaços para apresentação e discussão de pesquisas na área. Para a submissão de trabalhos, o prazo de inscrição termina no dia 13 de junho.

Saberes Históricos no Espaço Escolar, Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão, Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória, Colonização e Ultramar, História e Música na Amazônia, História da Cidade e do Urbanismo na Amazônia e História Agrária, Ambiente e Sociedade na Amazônia são alguns dos simpósios coordenados por professores das instituições promotoras do evento. A lista completa de simpósios temáticos está no site do evento.

Serviço:

XI Encontro Regional de História

Data: 27 a 29 de junho de 2018

Programação completa no site do evento

Inscrições aqui

Texto: João Pedro Bittencourt – Assessoria de Comunicação da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página