Página inicial > Ultimas Notícias > Evento da Faculdade de Letras Estrangeiras aborda a literatura da Guiana Francesa

• Publicado: Segunda, 04 de Junho de 2018, 15h59

facebook guiana fr

A Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (Falem) recebe nesta sexta-feira, dia 8 de junho, das 10h às 12h, a mesa-redonda Littérature de Guyane: des précurseurs à aujourd'hui. O evento, aberto ao público, é organizado pela Aliança Francesa de Belém e pelo Grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Literatura e Filosofia (NELIF), que oferecerá certificado para os ouvintes. A programação ocorre no Auditório Paulo Mendes, do Instituto de Letras e Comunicação (ILC).

A professora de Letras-Francês Cláudia Grijó Vilarouca, coordenadora do NELIF, comenta que o evento busca oferecer aos graduandos, pós-graduandos e interessados em geral nas literaturas de língua francesa uma ocasião de ouvir e conhecer professores, escritores e pesquisadores da literatura da Guiana Francesa. “Em princípio, todos os integrantes da mesa-redonda falarão em francês, porém, dependendo do público, é possível que também falem em português.”

Importância – Segundo Cláudia, o evento contribui para a internacionalização da Falem, que tem aberto espaço para pesquisadores, escritores, professores, com visibilidade em outros países, com o intuito de estabelecer parcerias interinstitucionais de nível internacional.

“Para nós, especialmente neste ano em que a Falem completa 10 anos de existência, é um passo fundamental. É uma ação cujos benefícios se estendem para toda a UFPA. A comunidade francófona tem a oportunidade de tecer um diálogo com pesquisadores e autores de outros países”, explica a professora.

Participantes – Os convidados para a mesa, presentes na capital paraense para a XXII Feira Pan-Amazônica do Livro, são: François-Xavier Gérard, professor e escritor guianense; Monique Dorcy, coordenadora da Revista Orénoque, que trata de escritores guianenses; e Catherine Le Pelletier, jornalista e professora da Universidade das Antilhas.

François-Xavier Gérard é autor de romances, cuja ação se passa na Guiana Frances. Monique Dorcy abordará as obras do poeta Léon G. Damas (1912-1978), um dos autores do movimento da negritude, além de comentar sobre o livro Atipa, primeiro romance guianense escrito em língua crioula (1885). Catherine Le Pelletier concentra seu trabalho de pesquisa na literatura caribenha e na questão da identidade.

Mesa-redonda Littérature de Guyane: des précurseurs à aujourd'hui
Data: 8 de junho (sexta-feira)
Local: Auditório Paulo Mendes, do Instituto de Letras e Comunicação (ILC).

Texto: André Gomes – Assessoria de Comunicação da UFPA