Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe Fórum Brasilianas para debater desenvolvimento includente e sustentável
Início do conteúdo da página

UFPA recebe Fórum Brasilianas para debater desenvolvimento includente e sustentável

  • Publicado: Terça, 05 de Junho de 2018, 13h53

ufpa cebn foto Alexandre Yuri

No dia 8 de Junho, a Universidade Federal do Pará (UFPA) sediará o Fórum Brasilianas Desenvolvimento Regional Includente e Sustentável. O evento traz uma série de painéis sobre o tema ao longo da manhã e da tarde, e é promovido pela Universidade em parceria com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). As atividades ocorrerão no Centro de Eventos Bendito Nunes, Campos Básico – Guamá.

Dentre os palestrantes confirmados no evento estão o Reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, o servidor da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), Adagenor Lobato Ribeiro, além da Secretária-Adjunta de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do Governo do Pará, Maria Amélia Enriquez; o professor da Universidade Federal do Pará no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), Francisco de Assis Costa; a responsável pela implantação do Programa de Ação Afirmativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Zélia Amador de Deus; a professora do NAEA/UFPA, Edna Castro, dentre outros.

O evento, que propõe o diálogo acima de qualquer bandeira partidária e ideológica para a promoção do desenvolvimento regional, também contará com vários momentos de participação da plateia. Inscrições e demais informações a respeito do Fórum Brasilianas podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A programação completa do evento pode ser conferida aqui.

jornalGGN

Plataforma Brasilianas - Uma plataforma online para agregar produções acadêmicas e propostas para o desenvolvimento do país, com tratamento jornalístico, tendo como denominador a redução da desigualdade. Essa é a missão da plataforma Brasilianas, coordenada pelo Jornal GGN, contando com a adesão da ABPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais do Ensino Superior) e PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica)

"A nossa proposta é ampliar para o público em geral o acesso a relatórios e trabalhos desenvolvidos dentro das universidades e centros de pesquisa. O portal não tem objetivo de competir com nenhum outro projeto de políticas públicas em andamento, pelo contrário, queremos ser uma plataforma onde possam conviver todas as discussões que estão sendo fomentadas e que, muitas vezes, acabam morrendo por falta de visibilidade e troca de ideias", destaca Luis Nassif, idealizador do Brasilianas.

capa brasilianasEstruturado em forma de camadas, a Plataforma Brasilianas divide as principais questões que envolvem o desenvolvimento do país em oito grandes editorias: Direitos, Política Econômica, Desenvolvimento, Democracia, Competitividade, Geopolítica, Reforma do Estado e Catching-up (termo emprestado do inglês para designar quando nações menos desenvolvidas alcançam países de ponta). Cada grande editoria, por sua vez, é subdividida em editorias menores formando, assim, a Árvore Brasilianas, reunindo artigos, vídeos e entrevistas em uma mesma plataforma, sem a pretensão, é claro, de esgotar as formulações vinculadas às políticas públicas.

Uma das estratégias para incentivar o debate e produzir material para a Plataforma Brasilianas são os Fóruns de Debates Brasilianas. Dessa atividade, são produzidos materiais audiovisuais e jornalísticos disponibilizados na Plataforma, logo após os fóruns. Profissionais de várias áreas acadêmicas que, cadastrados como blogueiros, publicam periodicamente matérias na Plataforma Brasilianas.

O lançamento oficial da Plataforma ocorreu no dia 6 de novembro, no Auditório 333, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, contando com a das reitoras Maria Amália (PUC-SP), Soraya Smaili (Unifesp) e do ex-ministro da Educação Fernando Haddad.

Serviço:

Fórum Desenvolvimento Regional Includente e Sustentável

Data: 08 de Junho
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes, Av. Augusto Corrêa, 01 - Guamá, Belém - PA, 66075-110
Horário: das 9h30 às 16h10
Inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Terá emissão de certificado digital

Texto: Jornal GGN e colaboração de Fernando Nogueira da Consta, Professor do IE-Unicamp 

Foto: Arquivo ASCOM

registrado em:
Fim do conteúdo da página