Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA marca presença na XXII Feira Panamazônica do Livro com evento sobre literatura infantil e juvenil

• Publicado: Terça, 05 de Junho de 2018, 19h48

02.06.2018 Feira do Livro 6

A Universidade Federal do Pará iniciou a sua participação na XXII Feira Pan-Amazônica do Livro com a realização do I Seminário de Literatura Infantil e Juvenil, intitulado "Esperançando com leitores na Pasárgada Literária". A programação, promovida pelo Instituto de Educação Científica e Matemática (IECMI/UFPA) e pelo Laboratório Sertão das Águas, com apoio do Clube de Leitura Tertúlias do Grão-Pará e do Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita Flor do Grão-Pará, teve como objetivo debater a ampliação do acesso à literatura infantil e juvenil, e a formação de professores e mediadores de leitura.

02.06.2018 Feira do Livro Foto Luiz Cezar 5Marco - Para a coordenadora do Seminário de Literatura Infantil e Juvenil, professora Elizabeth Orofino, poder realizar o evento na Feira do Livro significa um marco na história da UFPA e um passo importante na promoção da alfabetização e da cultura escrita. “A Feira do Livro tem uma representação estadual muito potente, e trazer o seminário para a Feira é contribuir para a formação de uma comunidade de leitores”, comentou.

O reitor Emmanuel Tourinho acredita que o seminário também veio ressaltar a importância do trabalho que tem sido realizado, não somente pela UFPA mas também por todas as universidades públicas, para elevar a qualidade da educação infantil e da educação básica no País. “O seminário trata de algo fundamental para a cidadania, que é promover a sensibilidade e o gosto das crianças e jovens pela leitura. O acesso à leitura é essencial para que eles desenvolvam a capacidade de compreender a realidade, o pensamento crítico e a vontade de ingressar nesse mundo como protagonistas, como realizadores das transformações de que a nossa sociedade precisa”, pontuou.

Feira do Livro2018 02Segundo Elizabeth Orofino, a programação foi pensada de forma que pudesse possibilitar uma interação maior entre os escritores, ilustradores, educadores e leitores e, assim, estimular a cultura letrada em Belém. “Para que se forme uma comunidade de leitores, eu preciso ter acesso ao objeto livro, então, trazer o seminário de literatura infantil e juvenil com autores de representação mundial e regional é possibilitar o diálogo entre o leitor e o escritor e, dessa forma, fomentar cada vez mais a imersão dos sujeitos na cultura escrita, formando leitores”, explicou a professora.

Feira do Livro2018 05Literatura na primeira infância – O primeiro debate realizado no seminário teve foco na funcionalidade da leitura ainda nos anos iniciais e os aspectos que a caracterizam. “Quando um adulto empresta a sua voz, a criança lê também. Ela se apropria de muitas coisas da nossa leitura. Ela passa a conhecer a forma de folhear e pegar um livro, os costumes, o funcionamento da nossa língua, a entonação, tudo dentro do seu limite na primeira infância”, explicou Selma Costa Pena, do ICED/UFPA.  Segundo a professora, é extremamente importante que pais e mães leiam para seus filhos, como forma de criar um vínculo com as crianças, bem como é fundamental que as crianças vivam a voz humana como parte do processo de construção da sua identidade.

Para Luiz Percival, professor da Ufopa, a “interação do sujeito adulto com a criança pequena, bem como a exploração da voz humana são necessárias para o desenvolvimento dela”. Porém, segundo o professor, existe uma grande diferença entre “ler com” e “ler para” a criança. Quando um adulto lê com a criança, ele se projeta e vive a história, há uma mobilização que cria um vínculo com aquele sujeito. Quando a leitura é feita “para a criança”, o adulto se torna apenas um contador de histórias. Neste 02.06.2018 Feira do Livro Foto Luiz Cezar 1sentido, para que a experiência tenha efeito, é necessário que a atividade seja afetuosa e significativa para ambos.

UFPA na Feira do Livro - A Universidade participa da Feira do Livro realizando diversas ações até o dia 10 de junho. Além do Seminário de Literatura Infantil e Juvenil, também foi programado o lançamento de livros e bate-papo com autores no estande da Editora da UFPA (ed.ufpa), além da instalação da Cátedra João Lúcio de Azevedo, no dia 8, fruto de parceria entre a UFPA e o Instituto Camões de Portugal.

Texto: Maissa Trajano – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Ascom-UFPA