Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA lança edital para seleção de projetos de extensão em parceria com o Emaús

UFPA lança edital para seleção de projetos de extensão em parceria com o Emaús

• Publicado: Quarta, 06 de Junho de 2018, 14h35

MG 2580

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio de sua Pró-reitoria de Extensão (PROEX), lançou nesta segunda-feira, 4 de junho, um edital em parceria com o Movimento República de Emaús. O edital prevê a seleção de 10 projetos de extensão que irão funcionar em parceria com o Movimento. Para cada projeto serão destinadas duas bolsas, um computador, uma impressora e também uma quantia para custeio das ações.

MG 2582O reitor Emmanuel Tourinho celebrou o edital, que é fruto de um convênio firmado entre a Universidade e o Emaús, no final do ano passado. “O acordo que fizemos no final do ano passado começa a gerar as primeiras ações agora. A nossa intenção, ao desenvolver esses projetos de extensão em parceria com o Movimento de Emaús, é contribuir com o trabalho deles, voltado à transformação da realidade social em um bairro de periferia”, afirmou.

Ainda, segundo o reitor, essa iniciativa é uma oportunidade de avançar na formação dos alunos e também cumprir o papel da UFPA na sociedade. “Fazendo isso, nós estamos dando um passo importante no cumprimento da nossa função social, que é formar cidadãos para uma sociedade justa, sustentável, solidária. Esta troca de experiências será boa para todos, inclusive para os nossos alunos que, interagindo com a comunidade, vão ter uma compreensão mais avançada da realidade social na qual eles têm obrigação de intervir como profissionais, quando saírem da universidade”, frisou.

MG 2587O padre Bruno Sechi, fundador do Movimento, reiterou a importância do convênio e afirmou que os objetivos da Universidade e do Movimento são os mesmos. “Esta parceria mostra que a UFPA está inserida na comunidade e preocupada com os seus problemas e é nesse meio em que nós vivemos que devemos dar nossa contribuição".

MG 2593A coordenadora geral do Movimento República de Emaús, Inácia Winholth, comemorou a parceria, que considerou como sendo muito importante para o Movimento. “Para nós, esta parceria é muito positiva, pois a Universidade está se dispondo a levar para o Movimento o conhecimento produzido aqui e ainda a estar junto com a comunidade, ajudando nos projetos que já desenvolvemos em áreas como educação, tecnologia, lazer, arte e cultura. Torcemos para que esta parceria seja duradoura”, afirmou.

O pró-reitor de extensão, professor Nelson Souza Júnior, explicou que a ideia é que exista uma troca de conhecimentos entre a Universidade e a comunidade. “O objetivo é levar nossos conhecimentos, nossas tecnologias à comunidade e também aprender as técnicas e os saberes que o Movimento já pratica nos seus 40 anos de existência. São projetos de dupla via, a Universidade vai até a sociedade, leva seus conhecimentos, e traz de volta para ela os conhecimentos da sociedade”, enfatizou.

Confira o Edital completo aqui.

Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA

Fotos: Nayana Batista