Página inicial > Ultimas Notícias > Superintendência de Assistência Estudantil publica Edital do Auxílio Kit Acadêmico 2018

• Publicado: Quarta, 06 de Junho de 2018, 15h55

kit academico portal

A Superintendência de Assistência Estudantil (SAEst) da Universidade Federal do Pará (UFPA) lançou, nesta terça-feira, 5 de junho de 2018, o Edital 05/2018/SAEst/UFPA, regulamentador do processo seletivo para candidatos ao Auxílio Kit Acadêmico, modalidade do Programa Permanência. O objetivo é apoiar estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com recursos financeiros para aquisição de materiais específicos de alto custo utilizados em cursos de graduação.

Os candidatos que receberem o Auxílio Kit Acadêmico deverão desenvolver suas atividades acadêmicas com desempenho satisfatório, tendo em vista que o foco é possibilitar aos estudantes uma formação adequada para que concluam a graduação em tempo hábil e com sucesso.

Auxílios - Este ano de 2018, serão disponibilizados 250 auxílios, com valores que variam entre R$ 1.000,00 a R$ 2.500,00, divididos em três grupos. No grupo 1, estão os discentes de Odontologia, com 70 auxílios no valor de R$ 2.500,00, o grupo 2 contempla os discentes de cursos da área de saúde, com 80 auxílios de R$ 2.000,00, o grupo 3 inclui os discentes dos demais cursos incluídos neste edital, com 100 auxílios, que podem variar entre R$ 1.000,00 a R$ 1.500,00. O recurso será pago em parcela única, de acordo com o cronograma constante no Edital de seleção.

Cursos participantes - Os cursos que fazem parte do Auxílio Kit Acadêmico são Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Terapia Ocupacional, Arquitetura, Artes Visuais, Educação Física, Engenharias, Geologia, Música e Oceanografia.

Para participar do processo seletivo, os discentes devem comprovar renda familiar mensal bruta de até três salários-mínimos vigentes, sendo que a renda per capita familiar não pode ultrapassar um salário-mínimo e meio vigente. Além do critério de renda, o estudante tem que estar matriculado a partir do terceiro período, entre os 15 cursos de graduação alvos programa.  O discente que já foi contemplado com o auxílio em outras edições não poderá concorrer novamente.

Inscrições - Os interessados devem realizar inscrição no sistema on-line Sistema Gerencial de Assistência Estudantil SIGAEst preenchendo o formulário de inscrição e o questionário socioeconômico, a partir das 8h do dia 11 de junho de 2018 até às 17h do dia 10 de julho de 2018. Durante esse período, os candidatos precisam anexar os documentos solicitados neste edital, incluindo o Plano de Aplicação/Orçamentário. Nesse documento, os discentes terão que descrever como pretendem utilizar o recurso pleiteado.

Envio de documentos - Para os candidatos dos Campi de Belém e de Ananindeua, a entrega dos documentos será realizada exclusivamente via SIGAEst. Para os candidatos dos demais campi, o encaminhamento da documentação ocorrerá por meio de duas opções: on-line, via SIGAEst, ou presencial, no Núcleo de Assistência Estudantil (NAEST), quando houver. Não havendo, deverá entregar na Coordenação de Extensão do campus de origem.

Seleção - A seleção será feita por meio de análise da inscrição on-line e dos documentos apresentados, de entrevista com o candidato e visita domiciliar, caso seja necessário. O resultado preliminar está previsto para ser divulgado em 31 de agosto, no site da SAEst.

Para a definição de quais materiais didático/pedagógico/específico/de instrução poderão ser adquiridos, o candidato deverá se reportar à direção das faculdades para orientação, conforme lista apresentada na SAEst.

Inscrição Auxílio Kit Acadêmico
Inscrições: 11 de junho a 10 de julho de 2018
Para se inscrever acesse o SIGAEst.
Acesse edital aqui.
Informações pelo telefone: (91) 3201-7346 / 3201-7262