Página inicial > Ultimas Notícias > Ciclo de palestras discute métodos de ensino para pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento

• Publicado: Quarta, 06 de Junho de 2018, 16h34

DESENVOLVIMENTO

Nesta sexta-feira,  8 de junho, ocorre o 1° Ciclo de palestras sobre Transtornos de Neurodesenvolvimento na Aprendizagem, promovido pela comissão de formatura da turma de Bacharelado em Biologia 2016. Voltado à população em geral, em especial estudantes e profissionais das áreas da educação, psicologia e saúde, o evento será realizado no Auditório Arlindo Pinto, das 8h às 17h, e contará com palestras que abordarão transtornos específicos, como Autismo, Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Dislexia.

Os transtornos de neurodesenvolvimento são um conjunto de síndromes que interferem nas interações sociais a partir dos primeiros anos de vida. As dificuldades de aprendizagem podem originar-se de uma lesão cerebral, de falhas no desenvolvimento cerebral ou de desequilíbrio químico, além de fatores hereditários e ambientais. Estudantes que apresentam esses transtornos precisam de atenção especial por parte dos professores para impedir que essa dificuldade de aprendizagem leve ao fracasso escolar.

“O meio acadêmico é responsável tanto pelas pesquisas que ajudam a melhorar o ensino para pessoas com esses transtornos, quanto pela capacitação de profissionais que atuem em sala de aula, então se espera que os participantes adquiram noções e sensibilidade para lidar, conhecer e elaborar estratégias que facilitem a aprendizagem”, afirma um dos organizadores do evento, o estudante Matheus Bitencourt.

Inscrições - As inscrições poderão ser realizadas por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), presencialmente no ICB ou no dia do evento, no momento do credenciamento. O valor da inscrição é R$15,00 por pessoa, e de R$60,00, ao se inscrever em grupos de 5 pessoas. Haverá certificação de 10h de atividades complementares.

1º Ciclo de palestras sobre Transtornos de Neurodesenvolvimento
Data: 8 de junho
Local: Auditório Arlindo Pinto, no prédio anexo do ICB (UFPA - Campus Básico)
Inscrições pelo e-mail ou presencialmente no ICB