Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Teatro e Dança apresenta 25ª edição da atividade artístico-pedagógica Mitos 2018

• Publicado: Quinta, 07 de Junho de 2018, 12h45

CartazMITOS

A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio dos alunos do segundo ano do Curso Técnico em Teatro, realiza a vigésima quinta edição da  atividade artístico-pedagógica  Mitos 2018, coordenado atualmente pela professora-doutora  Ana Flávia Mendes. O evento ocorre nos dias 09 e 10 junho, às 19h, na área do estacionamento da ETDUFPA, no bairro Umarizal, em Belém.

Entre realidade e ficção, técnica e expressão, sagrado e profano, religião e arte, é neste espaço que reside a natureza ambivalente do trabalho do ator. Uma natureza que não se constitui de polos opostos, mas de forças complementares e multiplicidades que convergem para a unidade da criação cênica.

Partindo deste princípio, a turma do segundo ano do Curso Técnico em Teatro apresenta Mitos 2018. O trabalho consiste em uma coletânea de solos cênicos resultantes de vivências teórico-práticas da disciplina Técnicas Corporais II e adota as premissas de Rudolph Laban em diálogo com saberes religiosos de matriz africana, afro-brasileira e afro-indígena.

Nesta 25ª edição é enfatizado o trabalho do ator em sua dimensão de imanência e transcendência, buscando exercitar a indissociabilidade entre fisicalidade e espiritualidade, sem privilegiar um aspecto em detrimento do outro, mas operacionalizando a criação da cena na coexistência destas dimensões no presente, aqui e agora.

O espetáculo - Mitos configura-se como atividade artístico-pedagógica concebida em 1993 pelo professor Miguel Santa Brigida e, consecutivamente, realizada pelo professor Cláudio Didimano, atrelada aos estudos de movimento e visualidade do corpo em cena. A proposta tem como finalidade praticar a Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena em todas as escolas, públicas e particulares.

Como resultado da disciplina Técnicas Corporais II em 2018, recorre-se novamente a esta lei e à proposta de Mitos por entender que se trata de um modo de proporcionar aos alunos uma forma de reconhecer-se, saber-se e ser brasileiro, mestiço, transcultural. Um dos aspectos que se sobressai, neste sentido, é a religiosidade, fortemente pautada nos saberes dos povos indígenas e africanos, nossos avós, bisavós, tataravós que, provavelmente, foram escravizados, oprimidos e vilipendiados pelo processo colonizador. Conhecer a ampla diversidade de práticas religiosas de matriz africana e afro-indígena é, portanto, importante para todos os brasileiros, herdeiros de um vasto panteão de divindades ancestrais.

“Na complexa simplicidade de nossas criações, acionamos saberes antepassados em diálogo com conteúdos academicamente consolidados para a construção de corpos cênicos. Nem somente arte, nem somente religião. Artereligião, com a propriedade de religar o humano e o divino”, explica a coordenadora Ana Flávia Mendes.

Mitos 2018
Data: 09 e 10 de junho de 2018.
Horário: 19h
Local: Escolade Teatro e Dança da UFPA, fica na travessa Dom Romualdo de Seixas, 820 - Umarizal - Belém-PA

Entrada Franca

Texto: Ana Maria Castro - Assessora de Comunicação e Imprensa da ETDUFPA/ICA/UFPA.