Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Economia promove oficina sobre políticas públicas para agricultura familiar e economia solidária

• Publicado: Sexta, 08 de Junho de 2018, 15h05

MDA agricultura familia

O Projeto “Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários no Estado do Pará: construção da extensão universitária inovadora”, desenvolvido no Programa Mercado Institucional de Alimentos (Facecon/UFPA), realiza a oficina Políticas Públicas para a Agricultura Familiar e a Economia Solidária, no período de 12 a 15 de junho. O evento ocorre na Sala MP 8, no pavilhão de aula de Economia. As inscrições estão abertas.

A oficina visa promover a reflexão sobre as políticas para agricultura familiar e economia solidária, com intuito de destacar o impacto do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no desenvolvimento territorial, a partir de um quadro da vivência dos integrantes do Programa Integrado Mercado Institucional de Alimentos e dos demais participantes da oficina.

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e Empreendimentos Solidários (ITCPES) atua com a metodologia de incubação no âmbito da gestão dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), centrada na organização e na formação/treinamento dos atores sociais integrados as unidades socioprodutiva.

Nesse sentido, envolve um conjunto de atividades sistemáticas de formação e assessoria que percorrem desde o surgimento dos EES até sua consolidação e que busca, por meio da troca de conhecimentos, fazer com que o empreendimento, no fim do processo, conquiste autonomia organizativa e viabilidade econômica.

O projeto - Desenvolvido em articulação com várias subunidades da UFPA, gestores públicos, Organizações da Sociedade Civil e Movimento Social do Campo, o projeto tem como objetivo promover a incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), com integração do ensino, pesquisa e extensão universitária inovadora voltada para a organização socioprodutiva da agricultura familiar, com atuação no campo e na cidade, e a identificação de EES inseridos nas cadeias produtivas de economia solidária possibilitando o desenvolvimento territorial rural sustentável.

A Formação dos Formadores é um processo de apoio ao aperfeiçoamento da equipe que compõe a ITCPES/UFPA e interessados na temática para o aprimoramento da metodologia de incubação desenvolvida junto aos EES e a construção de uma concepção crítica da realidade e produção de outra visão de mundo, em que a cooperação e solidariedade sejam resgatadas como elemento transformador da vida em sociedade.

Inscrições – O evento é direcionado à equipe da Incubadora, acadêmicos e profissionais de diversas áreas do conhecimento, movimento social do campo e da cidade, gestores públicos, gestores de organizações não governamentais e demais interessados na temática. As inscrições podem ser realizadas, gratuitamente, pelo link.  Haverá certificação de 20h.

Oficina Políticas Públicas para a Agricultura Familiar e a Economia Solidária
Data: 12, 13, 14 e 15 de junho de 2018
Local: Sala MP 08 (Pavilhão de Aula de Economia)
Data: início às 14h