Página inicial > Ultimas Notícias > Gestão eficiente é estratégia para garantir investimentos na UFPA

Gestão eficiente é estratégia para garantir investimentos na UFPA

• Publicado: Sexta, 08 de Junho de 2018, 15h19

Fotos aéreas da UFPA editadas Foto Alexandre Moraes 85

Com mais de 50 mil alunos apenas na graduação, a Universidade Federal do Pará (UFPA) é a maior universidade da Amazônia e uma das maiores do Brasil. Como manter a trajetória de sucesso da instituição em meio a turbulências econômicas e políticas? O assunto foi tema de painéis durante o XXXI Fórum de Coordenadores de Campi, realizado até esta sexta-feira, 8 de junho, no Campus de Soure, na ilha do Marajó.

Durante os painéis “O orçamento institucional” e “Ações multicampi e a administração de recursos”, Raquel Borges e João Cauby, respectivamente, pró-reitores de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan) e de administração (Proad), falaram sobre o desafios de criar, administrar e executar o orçamento da UFPA em um contexto de carência de recursos.

FORUM DE COORDENADORES EM SOURE FOTO ALEXANDRE DE MORAES. 1 1“Diante de um momento em que temos bloqueios, adiamentos, contingenciamentos e liberações tardias de valores para empenho e orçamento, a UFPA decidiu priorizar nossas atividades fins – ensino, pesquisa e extensão”, resume Raquel Borges.

A pró-reitora explicou, ainda, que a UFPA enfrenta a redução de orçamento para investimentos e obras (orçamento de capital). “No momento temos disponíveis cerca de 40% previstos para o ano no orçamento de capital e 37,73%, previstos para custeio”, detalha.

A Administração da UFPA (Proad) tem investido no planejamento e na gestão eficiente como medidas estratégicas para manter o pleno funcionamento institucional e ainda incentivar as melhorias na universidade. “Descentralizamos a gestão de recursos de custeio da UFPA em prol das unidades acadêmicas e temos aperfeiçoado e informatizado os processos para uma maior agilidade e eficiência, priorizando nas decisões os investimentos no ensino, os projetos de pesquisa e os programas de extensão junto às comunidades”, enumera João Cauby.

Entre as iniciativas da Proad neste sentido destacam-se: a elaboração do Plano Anual de Compras e a defesa da sustentabilidade nos processos de compras, aquisições e licitações, o que inclui o constante questionamento sobre compras conscientes, com planejamento e de preferência que respeitem ao meio ambiente e incentivem a econômica local.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes