Página inicial > Ultimas Notícias > Multicampi da UFPA sai fortalecido de Fórum de Coordenadores no Marajó

Multicampi da UFPA sai fortalecido de Fórum de Coordenadores no Marajó

• Publicado: Sábado, 09 de Junho de 2018, 10h43

MG 3834 1

Os campi da Universidade Federal do Pará (UFPA) devem crescer ainda mais nos próximos anos. Muitas novidades e avanços são fruto dos debates e esforços dos dirigentes das sedes da UFPA fora de Belém. Entre os principais destaques, ações para a oferta de turmas especiais de graduação, mestrados e doutorados, além de cursos de idiomas.

FORUM DE COORDENADORES EM SOURE FOTO ALEXANDRE DE MORAES 1Amadurecimento - Para a presidente do Fórum, Maria Ivonete Coutinho, o resultado dos debates deve se celebrado. "Tivemos um amadurecimento de uma política multicampi. Vamos nos reunir no próximo encontro do Conselho Superior da UFPA para sistematizar as deliberações principais e, então, encaminhar isso em ações conjuntas. Neste encontro estava preocupada pelo momento político e pelo período de renovação, no qual temos vários coordenadores novos. Mas tivemos, ao contrário, um enorme amadurecimento e uma convivência muito positiva. Por esse compromisso de todos, apenas posso agradecer."

O secretário do Fórum, Doriedson Rodrigues, acrescenta à lista de avanços "a presença dos campi que passam a ser representados na Comissão Permanente de Processos Seletivos (Coperps), pelo professor Afonso Wellington, do campus de Abaetetuba; e a criação de um comitê para analisar o aperfeiçoamento dos instrumentos acadêmicos como o próprio Sistema Acadêmico (SIGAA)."

MG 4023Avanços - Entre os avanços destacados pela pesquisadora da UFPA estão a oferta de turmas flexibilizadas de cursos de graduação para os campi; a oferta de turmas extras de cursos de pós-graduaçao sediados em Belém para os demais municípios; a proposta de oferta de cursos livres de idiomas nos campi, a fim de fortalecer a internacionalização da Universidade e a "proposta de economizar e reduzir a conta de energia dos campi e repassar a eles esse recurso economizado", enumera Maria Ivonete Coutinho.

MG 3806O vice-reitor da UFPA, Gilmar Silva, relembrou o sucesso do programa de interiorização da UFPA que, há 30 anos, "teve a coragem e ousadia de levar o ensino superior, a pesquisa e a extensão para além da capital". E como consequência deste processo histórico, marcado pelo esforço e protagonismo dos campi, "as nossas sedes fora de Belém se tornaram verdadeiros gigantes. Cada campus é uma verdadeira universidade, em tamanho, número de alunos e protagonismo acadêmico e social."

O próximo Fórum de Coordenadores da UFPA será realizado no final de 2018 no campus de Salinópolis.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes