Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Teatro e Dança apresenta o Projeto de Extensão Ciranda Junina, neste sábado, dia 30

• Publicado: Quinta, 28 de Junho de 2018, 13h46

projeto cirada

A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizará, no dia 30 de junho, sábado, às 18 horas, no estacionamento privativo da ETDUFPA, mais uma versão do Projeto de Extensão Ciranda Junina. A iniciativa é coordenada pelos professores Ana Cristina e Éder Jastes.  O Ciranda Junina faz parte do Programa do Núcleo Pedagógico e Artístico, coordenado pela professora mestre Marluce Oliveira e abrange os cursos de Dança e de Teatro Infantojuvenil da ETDUFPA.

O Projeto de Extensão Ciranda Junina é um espetáculo cultural, extensionista à comunidade, de cunho pedagógico, que, desde 2004, apresenta resultados das pesquisas dos educandos da disciplina Fundamentos Básicos da Cultura Brasileira I e II, do Curso Técnico de Dança (Intérprete criador e Dança Clássica) e do curso básico de Dança da ETDUFPA. Os discentes tiveram como fonte inspiradora o acervo da cultura brasileira por meio de uma prática de ressignificação do gestual cênico junino local e universal.

Hoje, nessa nova versão, o projeto está maior e apresenta um diálogo com o curso de Teatro, que se integra com a Dança, criando um grande espetáculo, com apresentações, performances, danças folclóricas e exposições de artes.

Haverá, também, dentro da  programação, a apresentação dos alunos do curso de Teatro Infantil, com o espetáculo Casamento de Dona Catirina. A apresentação é uma adaptação da lenda do Boi-Bumbá feita por Raphael Andrade (aluno do curso de Licenciatura em Teatro). A dramaturgia é voltada para a realidade de Belém e passa-se em uma fazenda no Guamá.

A festa contará, ainda, com performances de dança, vendas de comidas e bebidas, desfiles de miss e mister caipira, banho de cheiro e brincadeiras juninas.

Participação - A inscrição para participar do concurso de miss está sendo realizada no Centro Acadêmico  de Licenciatura de Teatro e Centro Acadêmico de Dança (CALT /CADAN), na ETDUFPA.

A programação terá entrada gratuita e é aberta ao público em geral. O evento ocorre no estacionamento privativo da Escola de Teatro e Dança, que fica na Travessa Dom Romualdo de Seixas, 820, esquina com a Jerônimo Pimentel- Belém-PA

Texto: Divulgação