Página inicial > Ultimas Notícias > Evento em comemoração aos 40 anos da UFPA em Castanhal ocorre nesta sexta-feira, dia 29

• Publicado: Quinta, 28 de Junho de 2018, 14h54

logo CampusCastanhal

O Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará comemora 40 anos de existência em 2018, e muitos são os personagens que fazem parte dessa história. Alguns deles, como a primeira coordenadora, professora Nazaré Sá, estarão presentes ao evento, que vai celebrar a trajetória de sucesso do campus. A programação nesta sexta-feira, 29 de junho, será realizada no Ginásio de Esportes do campus I (Jaderlândia).

A programação inícia-se às 12h com o Arraial do Grupo de Educação na Terceira Idade (GETI) – o mais antigo programa de extensão da Universidade em Castanhal – com vendas de comidas típicas e muito forró. Às 16h, haverá a formação da mesa que marcará a abertura oficial do evento em comemoração aos 40 anos. Devem participar da solenidade dirigentes da UFPA e autoridades municipais. Logo após a abertura, será apresentado um documentário que conta, por meio de diversos depoimentos e imagens, a história do campus, desde a sua fundação.

Fatos que marcaram o passado, histórias do presente e opiniões sobre o futuro da UFPA em Castanhal estarão na programação dos 40 anos, que, além do documentário, contará com momentos de homenagens, apresentações culturais, concurso de miss, partilha do bolo de aniversário e muito mais.

História - No ano de 1978, a Cidade Modelo do Pará recebia um campus da UFPA – a maior universidade pública da Região Norte do País. Entre os principais objetivos, estava a descentralização do ensino da capital do Estado para o interior, contemplando, com o ensino superior, as zonas Bragantina, Guajarina e Salgado. Nessa perspectiva, a localização privilegiada do município favoreceu a escolha da cidade de Castanhal, e uma Licenciatura Curta em Pedagogia foi o curso inaugural do Campus de Castanhal.

Hoje, o campus conta com as Faculdades de Computação, Educação Física, Letras, Matemática, Pedagogia e Medicina Veterinária. Há, ainda, quatro programas de pós-graduação: Saúde Animal na Amazônia, Ciência Animal, Estudos Antrópicos na Amazônia e ProfMat (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional).

Futuro - Com a construção do Hospital Regional na área cedida pela UFPA, estima-se que, em um futuro próximo, o Campus de Castanhal ofereça cursos na área da Saúde Humana, que venham qualificar profissionais para um mercado em constante crescimento. Está, também, em elaboração o projeto que cria o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Evento em comemoração aos 40 anos da UFPA em Castanhal
Data: 29/06/2018
Local: Ginásio de Esportes do Campus I – Jaderlândia
Horário: a partir de meio -dia (Arraial do GETI) e às 16h (abertura solene do evento)
Confira o histórico do Campus aqui.
Link para o Vídeo Institucional do Campus de Castanhal.

Texto: Paula Lopes e Tiago Ferreira – Ascom UFPA/Castanhal
Arte: Madson Alan Vitorino Sousa