Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Teatro e Dança apresenta o espetáculo “Caso você se case”, neste sábado

• Publicado: Sexta, 29 de Junho de 2018, 14h59

Teatro CasoVocêSeCase 1

A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) promove, neste sábado, 30 de junho, a apresentação do espetáculo teatral "Caso Você se Case". O evento ocorre às 19 horas, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB), com entrada gratuita. A apresentação é resultado do Projeto de extensão “Teatro Memória, Música e Poesia na Melhor Idade”, idealizado e coordenado pelo professor mestre Paulo Santana.

Teatro CasoVocêSeCase 3Trabalho social e comunitário - O Projeto de extensão “Teatro Memória, Música e Poesia na Melhor Idade” tem como objetivo desenvolver a linguagem teatral no terreno do trabalho social e comunitário, sem a intenção de formar atores/artistas, mas utilizar o teatro como um recurso na compreensão das subjetividades dos idosos, a partir da encenação de suas lembranças. O projeto é uma forma de reagir aos estigmas da velhice e abrir novas vias de comunicação entre gerações, inventando uma maneira exemplar de falar sobre o passado, mostrando a importância da utilização da linguagem artística em trabalhos sociais.

A moderna reflexão sobre a velhice, nascida e elaborada nos países ricos e, posteriormente, estendida às outras nações, está relacionada aos problemas de aposentadoria e envelhecimento demográfico. Ainda mais além, a gestão das idades e a relações entre gerações, nas sociedades contemporâneas desenvolvidas, foram radicalmente transformadas pelo efeito de vários fatores intimamente ligados à economia de mercado, à proteção social e ao aumento espetacular da duração média de vida.

Teatro CasoVocêSeCase 2As universidades e os projetos voltados para essa faixa etária têm colocado em pauta propostas inovadoras, promovendo a autoestima dos idosos, lutando contra os preconceitos, incentivando a criação de conselhos e fóruns em níveis municipal, estadual e federal para assessorar a administração pública.

Oficina - Dentro do Projeto, foi realizada uma oficina teatral como uma atividade oferecida e formada por sujeitos idosos, oportunizando a experiência estética nas diferentes linguagens, negadas anteriormente a estas pessoas, em um ambiente no qual prevalecem o respeito e a delicadeza, tendo como resultado o espetáculo: "Caso Você se Case".

Espetáculo teatral "Caso Você se Case"
Data/hora: Sábado, 30 de junho, às 19h.
Loca: Teatro Universitário Cláudio Barradas, na Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina  com a Travessa D.  Romualdo de Seixas, no bairro Umarizal, em Belém.
Entrada: Gratuita

Texto e fotos: Divulgação